(RE)PENSANDO A DECOLONIALIDADE DE SUJEITOS/SABERES PERIFÉRICOS NA AMÉRICA LATINA A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

Resumo

A presente escrita tem o intuito de refletir sobre os processos oriundos do período de colonização, gerando impactos que culminaram no tensionamento de um pensamento abissal de produção e radicalização de diferenças cingidas pelo velho e novo, eu e outro, tradicional e moderno na América Latina. Essa condição impetrou, na consciência cultural e social dos sujeitos oriundos das antigas colônias, um modo de pensar e agir que afetou, irremediavelmente, as práticas ancestrais de povos originários, estabelecendo um distanciamento marcado pela imposição do poder violento sobre esses sujeitos subalternos.

Biografia do Autor

  • Jaílson Bonatti, Unochapecó

    Mestrando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Bolsista integral PROSUC/CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR.

  • Bruno Huffel de Lima, Unochapecó

    Mestrando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Bolsista integral CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR.

  • Bernard Guedes Dariva, Unochapecó

    Mestrando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Bolsista integral CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR.

  • Cláudia Battestin, Unochapecó

    Doutora em Educação.Professora do Programa de pós graduação em educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Vice líder do Grupo de Pesquisa SULEAR.

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Publicado

09-12-2020

Edição

Seção

Fundamentos da Educação