(RE)PENSANDO A DECOLONIALIDADE DE SUJEITOS/SABERES PERIFÉRICOS NA AMÉRICA LATINA A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Resumo

A presente escrita tem o intuito de refletir sobre os processos oriundos do período de colonização, gerando impactos que culminaram no tensionamento de um pensamento abissal de produção e radicalização de diferenças cingidas pelo velho e novo, eu e outro, tradicional e moderno na América Latina. Essa condição impetrou, na consciência cultural e social dos sujeitos oriundos das antigas colônias, um modo de pensar e agir que afetou, irremediavelmente, as práticas ancestrais de povos originários, estabelecendo um distanciamento marcado pela imposição do poder violento sobre esses sujeitos subalternos.

Biografia do Autor

Jaílson Bonatti, Unochapecó

Mestrando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Bolsista integral PROSUC/CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR.

Bruno Huffel de Lima, Unochapecó

Mestrando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Bolsista integral CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR.

Bernard Guedes Dariva, Unochapecó

Mestrando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Bolsista integral CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR.

Cláudia Battestin, Unochapecó

Doutora em Educação.Professora do Programa de pós graduação em educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Vice líder do Grupo de Pesquisa SULEAR.

Publicado
09-12-2020
Seção
Fundamentos da Educação