PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS ALUNOS COM TEA NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Silvana Sewald UNIOESTE
  • Ângela Maria Silveira Portelinha UNIOESTE
  • Margarette Matesco Rocha UNIOESTE

Resumo

Este trabalho vincula-se a pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, cujo objetivo geral é analisar a relação entre a formação de professores e a Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) destinado aos alunos com TEA dos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Francisco Beltrão - PR. A pesquisa ampara-se na abordagem crítico-dialética, a qual relaciona educação e sociedade considerando os aspectos históricos relativos à política de formação de professores e a política de educação especial. Por se tratar de dados parciais, problematizamos para este trabalho como a questão da educação dos estudantes com TEA está inserida na política de formação de professores e como a política de inclusão aborda a formação de professores, com destaque para o sistema estadual de ensino do Paraná e rede municipal de educação do município de Francisco Beltrão - PR. Como procedimento metodológico utilizamos da pesquisa bibliográfica cotejada à análise de documentos relativos à temática de pesquisa.

Publicado
14-12-2020
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores