ERGONOMIA DO MOBILIÁRIO ESCOLAR

ANDAMENTO DAS PESQUISAS QUANTO À INFLUÊNCIA NA SAÚDE E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO

Resumo

Neste resumo expandido, verificou-se na literatura científica o que foi produzido entre 2010 a 2020 sobre os efeitos da ergonomia do mobiliário escolar no ambiente da sala de aula no que tange a saúde e ao processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa, que de maneira exploratória, realizou por meio da varredura de teses, dissertações e artigos disponíveis em bases de dados científicos, a síntese dos achados. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizaram-se as palavras chaves “ambiente, mobiliário, ergonomia e escolar”. A partir dos descritores foram listados 1432 trabalhos para pesquisa. Foram selecionados os trabalhos no período temporal que: a) tratam da avalição pós-ocupacional do ambiente escolar com foco no mobiliário, b) tratam da ergonomia do mobiliário no ambiente escolar, c) que tratam da relação da antropometria x ergonomia do mobiliário escolar resultando na análise de 08 publicações. Os resultados confirmam que há evidência científica de que o mobiliário escolar afeta a saúde e a aprendizagem dos alunos e  demonstram a necessidade de continuar as pesquisas, principalmente nos três assuntos seguintes: a) pesquisas que façam levantamentos antropométricos da população escolar, devido as normas brasileiras utilizarem medidas da população estrangeira; b), pesquisas que possam encontrar saídas para melhorar a postura dos alunos em sala de aula; c) pesquisas que desenvolvam mobiliários escolares com design ergonômico e materiais confortáveis.

Publicado
09-12-2020
Seção
Fundamentos da Educação