A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIRIANA:

INFLUÊNCIAS DA REFORMA EMPRESARIAL SOB AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

  • Lia Mara Soster Unioeste/Fbe
  • Thais Regina Crescencio Maas

Resumo

O presente trabalho aborda alguns aspectos do caráter educativo e formativo dos Ciclos de Leitura realizados em nove grupos em diferentes municípios do Núcleo Sindical de Francisco Beltrão, coordenados por DEPLAE e NESEF (Setor de Educação da UFPR), Instituto Federal do Paraná (campus Curitiba) e Núcleos Sindicais da APP Londrina e Curitiba Norte. Compreende-se que a formação continuada de professores é fundamental e se faz cada vez mais necessária no contexto que estamos inseridos, principalmente pelo esvaziamento das propostas oficiais de formação onde as governanças neoliberais e mercadológicas ganham espaço na rede pública de educação. Nesse sentido, pretende-se abordar em que medida essas leituras têm contribuído para uma formação mais crítica dos educadores participantes e, em que consistem essas ações de formação continuada desenvolvidas pelo movimento sindical docente no Estado do Paraná, que visam o fortalecimento de uma educação humanizadora e emancipatória, fundamentada em uma perspectiva Freiriana que compreende a educação crítica e emancipatória como uma educação que valoriza a cultura do educando e que proporcione a ele mecanismos para que o mesmo compreenda sua realidade política e social e buscando transformá-la.

Publicado
16-12-2020
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores