A ESCOLA DO CAMPO, SEUS SUJEITOS E PROCESSOS
BUSCANDO AVANÇAR NO DIÁLOGO DE DIFERENTES SABERES E NA DIVERSIDADE RUMO À MODALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO
Resumo
O texto faz referência ao resultado de estudos realizados na disciplina “Processos Educativo-formativos e Movimentos Sociais na América Latina”, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, da Unioeste, campus de Francisco Beltrão – PR. Nele buscamos lançar um olhar investigativo sobre as escolas onde trabalhamos: Escola Estadual do Campo Tancredo Neves, da comunidade Lambedor, do município de Verê/PR e o Colégio Estadual do Campo Professora Vilma dos Santos Dissenha, do município de Mangueirinha/PR. Objetivamos promover um diálogo entre os trabalhos realizados em Educação do Campo nos dois contextos educativos destas escolas, à luz dos estudos realizados na disciplina, em que pese, as Epistemologias do Sul, refletindo sobre as práticas das escolas do campo que ainda encontram dificuldade em realizar um trabalho adequado com esta modalidade educacional.