GÊNERO E SEXUALIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS:

UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Eloisa Bido Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Pesquisar sobre sexualidade e gênero não é algo recente ou exclusivo de alguma área do conhecimento. Muito já foi dito e publicado. Teoricamente, epistemologicamente, no campo de políticas públicas, sejam elas de saúde, educação ou sociais. O presente artigo disserta sobre o levantamento de produções acadêmicas e científicas sobre Gênero, Sexualidade, Educação, Escola e Plano Municipal de Educação e tem como objetivo o diálogo entre as dissertações encontradas a partir da busca por palavras-chave nas bibliotecas de dados. Foi pesquisado, a partir de palavras-chave na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e selecionadas dissertações  publicadas a partir do ano de 2010, o resultado encontrado foram 16 dissertações. Analisou-se o método de pesquisa utilizado pelos autores onde constavam pesquisas empíricas e documentais, ou somente empíricas ou documentais, além de analisar a Região em que a pesquisa foi realizada, os principais documentos e políticas mencionados e estudados e, por fim, as relações entre Gênero, Sexualidade e Educação. Notou-se com o decorrer da pesquisa, um diálogo bastante crítico sobre os Planos Municipais e Nacional de Educação (PNE e PMEs). Foi possível perceber um conjunto de métodos de pesquisa, que consiste em pesquisa Documental e Pesquisa Empírica, qualitativa, com entrevistas, grupos focais, dinâmicas e vivências.

 

 

Publicado
15-12-2020
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares