A PRAÇA COMO ESPAÇO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS

ENTRECRUZAMENTOS DE CULTURAS ESCOLARES E CAMPESINAS

Resumo

Este estudo resulta de tese de doutorado em Educação. O objetivo é problematizar as aproximações e os distanciamentos entre as práticas educativas realizadas na praça da escola e as práticas do trabalho no campo e dos fazeres domésticos locais. Para isso, analisamos trechos de um vídeo produzido no contexto de uma escola campesina. A pesquisa contou com a participação de professoras, meninas e meninos do 6º ano de uma escola municipal de Canguçu/RS, na comunidade de Nova Gonçalves, cujas atividades econômicas envolvem o cultivo de fumo, morango e soja. Os dados apresentados são oriundos da transcrição de vídeos produzidos pela turma do 6º ano sobre os espaços de sociabilidade da escola, observações em sala de aula e registros escritos de conversas da pesquisadora com as crianças.

 

Publicado
14-12-2020
Seção
Organização e Práticas Educativas na Educação Básica