O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE GESTÃO ESCOLAR

  • Fernanda Arndt Mesenburg UFPEL
  • Mauro Augusto Burkert Del Pino UFPEL
  • Giovanna Allegretti UFPEL

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de dissertação, intitulada “A gestão escolar como elemento de qualidade da educação pública: limites e possibilidades”, cujo objetivo central consistiu em analisar de que forma o trabalho da equipe gestora interfere na qualidade das escolas.  Aqui, apresentamos o Estado do conhecimento produzido na pesquisa, com o objetivo de divulgar o panorama dos estudos sobre gestão escolar. Para realização deste Estado do Conhecimento, foi realizado um levantamento bibliográfico, verificando as principais pesquisas que vêm sendo desenvolvidas tendo como eixo a gestão escolar. Este mapeamento permitiu a percepção das lacunas nesse campo de pesquisa, bem como das temáticas já discutidas, possibilitando traçar um panorama geral sobre a temática. Para tanto, foi realizada uma busca em banco de dados consistentes como ScieLO, BDTD, CAPES e ANPED. Para esta busca, utilizou-se os seguintes descritores: gestão escolar, gestão educacional, gestão escolar democrática, papel da gestão escolar. Com a pesquisa inicial realizada nas bases acima descritas, obteve-se o seguinte resultado:

 

Publicado
15-12-2020
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares