FORMAÇÃO DE DOCENTES EM NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ:

EXTINGUIR OU MANTER?

  • Viviane Gabre UNIOESTE
  • Ângela Maria Silveira Portelinha UNIOESTE

Resumo

Problematizamos os conflitos e as contradições que marcam a história do Curso de Formação de Docentes em Nível Médio no Estado do Paraná. Tal problemática vincula-se à pesquisa que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, cujo objetivo é analisar a trajetória sócio-histórica do Curso de Formação de Docentes em Nível Médio no Estado do Paraná a partir de sua cessação em 1996. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica aliada à análise de documentos relativos ao processo de cessação e manutenção do curso no sistema de ensino estadual do Paraná.

Biografia do Autor

Ângela Maria Silveira Portelinha, UNIOESTE

Possui graduação em Pedagogia e especialização em séries iniciais pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), mestrado em Educação pela Universidade do Contestado (UNC) em convênio com UNICAMP. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS) linha de pesquisa, Universidade: teoria e prática. Atuou como professor nos anos iniciais do ensino fundamental e na Educação Especial. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. (UNIOESTE), curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado, linha de pesquisa "Cultura, processos educativos e formação de professores". Líder do grupo de pesquisa "Educação Superior, Formação e Trabalho docente" (GESFORT). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.(ANPED) e da Associação Nacional pela formação dos profissionais da educação (ANFOPE). Desenvolve atividades de ensino , pesquisa e extensão voltadas as seguintes temáticas: formação de professores, Educação Superior e processos formativos, organização do trabalho pedagógico, estágio supervisionado e trabalho docente.

Publicado
14-12-2020
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores