MAL ESTAR, LAÇO SOCIAL E ADOLESCÊNCIA CONTEMPORÂNEA:
UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA PARA A EDUCAÇÃO
Resumo
O estudo apresenta, excertos, de nossa pesquisa de mestrado em Educação, com objetivo de discutir o mal-estar, o laço social e a adolescência a partir dos fundamentos da teoria psicanalítica, em conexão com o campo educacional. Pretendeu-se a compreensão do novo laço social e seus impactos na educação do adolescente, na contemporaneidade. O método utilizado foi o Materialismo Histórico Dialético, para uma análise crítica da realidade, que interfere e/ou determina o mal estar no adolescente e no contexto educacional. Evidenciamos que, sintomas como o fracasso escolar, epidemia de drogas, agressões inusitadas, ansiedade, depressão, automutilação e suicídio, sugerem manifestações de um novo laço social, a partir do século XXI, com o advento da globalização, em todo o mundo. Vivemos a hegemonia dos laços horizontalizados, despidos de sentido hierárquico que, outrora eram a base estruturada da sociedade moderna, o que impacta na constituição do sujeito e cena educacional.