EDUCAÇÃO E BARBARIZAÇÃO

IMPLICAÇÕES DO REVISIONISMO HISTÓRICO - O CASO DAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS DA “BRASIL PARALELO"

Autores

Resumo

O objetivo dessa reflexão é analisar as implicações educacionais e políticas do discurso revisionista e autoproclamado neutro da produtora “Brasil Paralelo” para a jovem democracia brasileira. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica, especialmente Adorno, e à produções da empresa, especialmente o documentário “1964: o Brasil entre armas e livros”. O texto está organizado em três partes: a primeira tensiona as relações entre barbárie e educação informal e não formal, a segunda discute a pretensa neutralidade e cientificidade das produções da “Brasil Paralelo” e a terceira, estressa as implicações educacionais e políticas do discurso revisionista. Conclui que a alegada neutralidade e rigor encampam um projeto anticientífico de barbarização que corrói por dentro uma democracia frágil e instável como a brasileira.

Palavras-chave: Brasil Paralelo. Educação. Barbárie. Ditadura Militar. Revisionismo Histórico.

Biografia do Autor

  • Bruno Antonio Picoli, Universidade Federal da Fronteira SUl

    Professor da área de Ensino de História da UFFS, campus Chapecó. Doutor em Educação.

  • Vanessa Chitolina, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em História da UFFS e membro do Grupo de Pesquisa em Educação, VioLência e Democracia (GRUVED)

  • Roberta Guimarães, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em História da UFFS e membro do Grupo de Pesquisa em Educação, VioLência e Democracia (GRUVED)

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Publicado

09-12-2020

Edição

Seção

Fundamentos da Educação