EDUCAÇÃO E BARBARIZAÇÃO

IMPLICAÇÕES DO REVISIONISMO HISTÓRICO - O CASO DAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS DA “BRASIL PARALELO"

Resumo

O objetivo dessa reflexão é analisar as implicações educacionais e políticas do discurso revisionista e autoproclamado neutro da produtora “Brasil Paralelo” para a jovem democracia brasileira. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica, especialmente Adorno, e à produções da empresa, especialmente o documentário “1964: o Brasil entre armas e livros”. O texto está organizado em três partes: a primeira tensiona as relações entre barbárie e educação informal e não formal, a segunda discute a pretensa neutralidade e cientificidade das produções da “Brasil Paralelo” e a terceira, estressa as implicações educacionais e políticas do discurso revisionista. Conclui que a alegada neutralidade e rigor encampam um projeto anticientífico de barbarização que corrói por dentro uma democracia frágil e instável como a brasileira.

Palavras-chave: Brasil Paralelo. Educação. Barbárie. Ditadura Militar. Revisionismo Histórico.

Biografia do Autor

Bruno Antonio Picoli, Universidade Federal da Fronteira SUl

Professor da área de Ensino de História da UFFS, campus Chapecó. Doutor em Educação.

Vanessa Chitolina, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Licenciatura em História da UFFS e membro do Grupo de Pesquisa em Educação, VioLência e Democracia (GRUVED)

Roberta Guimarães, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Licenciatura em História da UFFS e membro do Grupo de Pesquisa em Educação, VioLência e Democracia (GRUVED)

Publicado
09-12-2020
Seção
Fundamentos da Educação