A POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NA ATUALIDADE

ALGUMAS MUDANÇAS A PARTIR DO DECRETO 9.099 DE 2017

Autores

  • Carina Copatti UFFS
  • Adriana Maria Andreis UFFS

Resumo

Para além da alteração da nomenclatura de Programa Nacional do Livro Didático para Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o Decreto nº 9.099/2017 abarca outras alterações nesta política pública existente desde 1985. No intuito de analisar estas mudanças o presente artigo elenca os aspectos mais significativos e a forma como estas alterações passam a ser inseridas no contexto da editoração, escolha e distribuição de LDs. Tem-se a perspectiva de responder sobre de que maneira essas mudanças no PNLD interferem na produção e na destinação/uso dos livros nas escolas. Utiliza-se, para tanto, a pesquisa qualitativa para as reflexões propostas, considerando a análise documental do Decreto nº 9.099/2017, em interação com aportes de referenciais voltados às pesquisas sobre políticas educacionais, de modo específico sobre os LDs.

Biografia do Autor

  • Adriana Maria Andreis, UFFS

    Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Chapecó/SC, na Licenciatura em Geografia, PPGGeo/Mestrado em Geografia, PPGE/Mestrado em Educação e colaboradora no PPGH/Mestrado em História. Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid - UAM, Espanha. Mestre em Educação nas Ciências - com área de concentração em Geografia pela UNIJUI - Ijuí/RS. Graduada em Geografia pela URI Santo Ângelo/RS e especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS. Atuou durante mais de vinte anos como professora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). E-mail: adriana.andreis@uffs.edu.br

Downloads

Publicado

15-12-2020

Edição

Seção

Políticas Educacionais Políticas Curriculares