A POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NA ATUALIDADE

ALGUMAS MUDANÇAS A PARTIR DO DECRETO 9.099 DE 2017

  • Carina Copatti UFFS
  • Adriana Maria Andreis UFFS

Resumo

Para além da alteração da nomenclatura de Programa Nacional do Livro Didático para Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o Decreto nº 9.099/2017 abarca outras alterações nesta política pública existente desde 1985. No intuito de analisar estas mudanças o presente artigo elenca os aspectos mais significativos e a forma como estas alterações passam a ser inseridas no contexto da editoração, escolha e distribuição de LDs. Tem-se a perspectiva de responder sobre de que maneira essas mudanças no PNLD interferem na produção e na destinação/uso dos livros nas escolas. Utiliza-se, para tanto, a pesquisa qualitativa para as reflexões propostas, considerando a análise documental do Decreto nº 9.099/2017, em interação com aportes de referenciais voltados às pesquisas sobre políticas educacionais, de modo específico sobre os LDs.

Biografia do Autor

Adriana Maria Andreis, UFFS

Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Chapecó/SC, na Licenciatura em Geografia, PPGGeo/Mestrado em Geografia, PPGE/Mestrado em Educação e colaboradora no PPGH/Mestrado em História. Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid - UAM, Espanha. Mestre em Educação nas Ciências - com área de concentração em Geografia pela UNIJUI - Ijuí/RS. Graduada em Geografia pela URI Santo Ângelo/RS e especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS. Atuou durante mais de vinte anos como professora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). E-mail: adriana.andreis@uffs.edu.br

Publicado
15-12-2020
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares