A EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA

UM ESTUDO DAS GRADES CURRICULARES DAS GRADUAÇÕES EAD NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA- RS

  • Rita de Cascia de Ribeiro Sotelo Unipampa
  • Mauro Ricardo Velasques Sotelo UNIBF

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre a educação especial na formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura em Pedagogia ofertados pelas Universidades particulares na modalidade EAD oferecidas no município de Uruguaiana RS. Trata-se de uma análise documental e bibliográfica utilizando-se como principais fontes as legislações vigentes e as grades curriculares disponibilizadas pelos cursos na internet. Foram analisados onze cursos ativos, na modalidade EAD com polo no município de Uruguaiana: UNINTER Polo Uruguaiana, UNIP Polo Uruguaiana, ANHANGUERA Polo Uruguaiana, UNILASSALE EAD Uruguaiana, UNIFACVEST, Universidade SÃO LUÍS Polo Uruguaiana, UNISA Polo Uruguaiana, UNIASELVI Polo Uruguaiana, FAEL Polo Uruguaiana e UNOPAR Polo Uruguaiana. Constatou-se que as grades curriculares atendem às diretrizes nacionais para o curso superior de pedagogia. Apesar dos cursos ofertarem componentes curriculares relacionados à educação especial, a carga horária é reduzida em relação à carga horária total. Todos os cursos atendiam o Decreto nº 5.626/2005 que exige a insrção da disciplina de libras nas grade curriculares nos cursos formadores de professores. O espaço restrito destinado à educação especial nos currículos representa uma lacuna crucial na formação inicial dos futuros pedagogos. Concluimos que é necessária uma ampliação da educação especial na formação inicial dos professores no intuito de formar profissionais capacitados para trabalhar com a educação inclusiva dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, superdotação ou altas habilidades.

Publicado
15-12-2020
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares