POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

UM OLHAR SOBRE AS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NO ENDIPE ENTRE 2010-2018

  • Valdirene Hessler Bredow Universidade Federal de Pelotas
  • Vania Dal Pont Pereira da Silva
  • Maristani Polidori Zamperetti

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise sobre as publicações do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), no período compreendido entre 2010-2018, que destacam a relação entre as políticas educacionais e a formação de professores. O procedimento metodológico deste artigo se fundamenta em um estudo bibliográfico sistematizado por meio da metanálise, sendo este um processo de revisão de estudos e pesquisas que já fizeram um mapeamento sobre um determinado tema (BRZEZINSKI, 2009; GATTI, 2014). Esta metanálise se deteve nas publicações do ENDIPE a partir dos cinco últimos encontros realizados (2010, 2012, 2014, 2016, 2018), sendo que para este artigo foram analisado 9 trabalhos na íntegra. Nestas análises, foi possível por ora concluir que, a formação docente tem sido cada vez mais manipulada e atribuída a questões unicamente ligadas ao modelo econômico e político vigente, ou seja, os ditames neoliberais. Mesmo que os programas e políticas tenham suas diretrizes no intuito de promover a formação, tanto inicial como continuada, outras instâncias afetam a trabalho docente, não sendo unicamente responsabilidade do professor em se autoformar. O descaso com a valorização da profissão, das políticas, dos currículos engessados e programados apenas para uma educação tecnicista, influencia fortemente, contribuindo negativamente o sistema educativo, tanto em qualidade, quanto em resultados, tanto para o professor, quanto para o aluno.

Publicado
15-12-2020
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares