O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO REMUNERADO E AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO FORMATIVO

  • Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto Unioeste

Resumo

O presente estudo apresenta um escorço de pesquisa referente ao Estágio Não Obrigatório Remunerado e suas implicações no processo formativo de futuros docentes.  Ao discutirmos às questões afetas ao processo de desenvolvimento profissional dos indivíduos inseridos nesse contexto não podemos deixar de nos atentarmos para algo muito evidente, a presença de estagiários remunerados nas escolas de educação básica, em sua grande maioria, estudantes dos cursos de graduação em Pedagogia, que muitas vezes assumem funções diversas. A temática desse trabalho vincula-se, a formação inicial de professores e decorre de uma pesquisa ainda em andamento, cujo objetivo é desvelar como ocorre a nível regional, a inserção dos estagiários remunerados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Na perspectiva de analisar, o estágio não obrigatório remunerado, e suas relações com a formação de professores buscamos, primeiramente, por meio da legislação, compreende essa modalidade, apresentando dados parciais do que é o estágio, bem como, os resultados do levantamento das produções sobre o objeto de pesquisa.

            

Publicado
14-12-2020
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores