UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS ENQUANTO POSSIBILIDADE DE EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO

Resumo

O trabalho apresenta um breve diálogo de uma pesquisa bibliográfica sobre as universidades comunitárias com objetivo de evidencia-las como expansão do ensino superior associado à possibilidade de caráter emancipatório e de autonomia dos sujeitos. Para isso, parte da concepção freiriana de liberdade, autonomia e esperança para fundamentação da escrita. É possível observar que as universidades comunitárias, por meio da tríade ensino-pesquisa-extensão, podem fomentar iniciativas de mudança, dando novas e contínuas oportunidades aos cidadãos que necessitam de novos olhares, de novas percepções de mundo, e, conforme Brandão e Fagundes (2016), como possibilidade de enfrentamento das situações-limite e a fim de recuperarmos nossa dimensão política de sujeitos construtores de cultura e de história.

Biografia do Autor

Greicy Gadler Lang, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestranda em Educação, bolsista Capes modalidade I, Especialista em Educação Matemática e Licenciada em Matemática pela Universidade Comunitária Regional da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Integrante do grupo de pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina (UNOCHAPECÓ). 

Luciana Fátima Narcizo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestranda em Educação, bolsista FUMDES/UNIEDU. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e Graduada em Letras – Inglês e Português. Integrante do grupo de pesquisa PALAVRAÇÃO – Gruo de Estudo, Pesquisa e Documentação em Educacão Ambiental Freiriana (UNOCHAPECÓ).

Publicado
09-12-2020
Seção
Fundamentos da Educação