EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL EM UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA EM NOVA ITABERABA, OESTE DE SANTA CATARINA

  • Juliana Bianchi Gilioli UFFS
  • Willian Simoes UFFS

Resumo

Neste relato de experiência, pretendemos socializar resultados parciais de uma experiência extensionista que vem ocorrendo desde o ano de 2018 junto à Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista (ECTI), localizada no espaço rural do município de Nova Itaberaba, Região Geográfica Imediata de Chapecó, Oeste de Santa Catarina. A referida experiência em andamento faz parte de um projeto de formação continuada de professores intitulado “Nos Caminhos da Práxis”, resultado de uma articulação entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, Campus Chapecó), a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e a gestão municipal de Nova Itaberaba. A experiência nasceu com o objetivo de manter a escola supramencionada ofertando escolarização no campo, da educação infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Escolarização ancorada nos pressupostos da educação do campo (CALDART, 2011; SOUZA, 2016; GHEDINI, 2017; SIMÕES, 2018), da educação integral e de tempo integral (CORÁ; LOSS; BEGNINI, 2012). Assim, consideramos essa uma experiência emblemática para ser socializada, também, pelas contribuições que ela pode oferecer enquanto alternativa político-pedagógica às políticas educacionais que induzem ao puro e simples fechamento de escolas no espaço rural brasileiro e aos processos de nuclearização nas sedes dos municípios.

Biografia do Autor

Willian Simoes, UFFS

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Professor dos programas de graduação e pós-graduação em Geografia da UFFS. 

Publicado
16-12-2020
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares