EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL EM UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA EM NOVA ITABERABA, OESTE DE SANTA CATARINA
Resumo
Neste relato de experiência, pretendemos socializar resultados parciais de uma experiência extensionista que vem ocorrendo desde o ano de 2018 junto à Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista (ECTI), localizada no espaço rural do município de Nova Itaberaba, Região Geográfica Imediata de Chapecó, Oeste de Santa Catarina. A referida experiência em andamento faz parte de um projeto de formação continuada de professores intitulado “Nos Caminhos da Práxis”, resultado de uma articulação entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, Campus Chapecó), a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e a gestão municipal de Nova Itaberaba. A experiência nasceu com o objetivo de manter a escola supramencionada ofertando escolarização no campo, da educação infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Escolarização ancorada nos pressupostos da educação do campo (CALDART, 2011; SOUZA, 2016; GHEDINI, 2017; SIMÕES, 2018), da educação integral e de tempo integral (CORÁ; LOSS; BEGNINI, 2012). Assim, consideramos essa uma experiência emblemática para ser socializada, também, pelas contribuições que ela pode oferecer enquanto alternativa político-pedagógica às políticas educacionais que induzem ao puro e simples fechamento de escolas no espaço rural brasileiro e aos processos de nuclearização nas sedes dos municípios.