ESTÁGIO DOCENTE EM MODALIDADE REMOTA:

breve relato de experiência em tempos pandêmico

  • Daniele Dower Ronqui Universidade Estadual de Londrina
  • Amanda Monteiro Inácio Universidade Estadual de Londrina
  • Jessica Pedrosa Mandelli Universidade Estadual de Londrina
  • Kathyúscia Georgia Araújo do Valle Schmidt Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Estudos voltados ao estágio e trabalho docente, são recorrentes no campo de formação de professores, como Rosa, Weigert e Souza (2012) que trata sobre as reflexões a cerca do estágio curricular e formação docente, Joaquim, Vilas Boas e Carrieri (2013) que explora sobre a formação profissional e o estágio docente, Oliveira e DeLuca (2017) que traz à luz considerações sobre o estágio docente e o dueto entre aprender e ensinar e Araújo (2019) que trata sobre a profissionalização, a profissionalidade docente e o estágio supervisionado. Observa-se que o estágio encontra-se previsto nas leis e regulamentos dos cursos, pois pode ser considerado o meio mais comum e viável de aproximar o acadêmico de seu campo de trabalho prático. Entretanto, os estudos que investigam a prática de estágio e trabalho docente no campo de formação de professores de modo remoto, especialmente em programa de pós-graduação, estão sendo elaborados e publicados recentemente, principalmente devido à aproximação dessa modalidade no contexto pandêmico.

 

Publicado
14-12-2020
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores