DCN-BNC E REDUCIONISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

ENTRE O DEVER LEGAL DE OBEDECER E O DEVER ÉTICO DA DESOBEDIÊNCIA

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar as implicações do documento DCN-BNC na formação de professores de História diante da crise brasileira, marcada pela reprodução da desigualdade, pela violência de gênero e pelo racismo estrutural. Realiza pesquisa documental e bibliográfica. Resultados parciais dessa pesquisa estão disponíveis em Picoli e Vicenzi (2020 e 2021). A reforma educacional por que passou o Brasil nos últimos anos não oferece as condições para superar nossa crise, nossa incapacidade de superar a indiferença, a desigualdade e o racismo. É possível que, seguindo os princípios da BNCC e da DCN-BNC, o Brasil escale posições nos ranqueamentos, o que pode ser do interesse de agências governamentais, empresariais, contudo, isso não significa que conseguiremos construir novas formas, melhores, de conviver na pluralidade. Considerando que a DCN-BNC é documento normativo, implica dever legal obedecê-la; considerando que a DCN-BNC subverte a formação do professor “como intelectual” para o professor “como técnico” executor de um currículo pronto, é dever ético desobedecê-la.

Biografia do Autor

Bruno Antonio Picoli, Universidade Federal da Fronteira SUl

Professor da área de Ensino de HIstória da UFFS, campus Chapecó. Doutor em Educação.

Renilda Vicenzi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora do curso de História da UFFS, campus Chapecó. Doutora em História.

Publicado
14-12-2020
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores