DCN-BNC E REDUCIONISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

ENTRE O DEVER LEGAL DE OBEDECER E O DEVER ÉTICO DA DESOBEDIÊNCIA

Autores

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar as implicações do documento DCN-BNC na formação de professores de História diante da crise brasileira, marcada pela reprodução da desigualdade, pela violência de gênero e pelo racismo estrutural. Realiza pesquisa documental e bibliográfica. Resultados parciais dessa pesquisa estão disponíveis em Picoli e Vicenzi (2020 e 2021). A reforma educacional por que passou o Brasil nos últimos anos não oferece as condições para superar nossa crise, nossa incapacidade de superar a indiferença, a desigualdade e o racismo. É possível que, seguindo os princípios da BNCC e da DCN-BNC, o Brasil escale posições nos ranqueamentos, o que pode ser do interesse de agências governamentais, empresariais, contudo, isso não significa que conseguiremos construir novas formas, melhores, de conviver na pluralidade. Considerando que a DCN-BNC é documento normativo, implica dever legal obedecê-la; considerando que a DCN-BNC subverte a formação do professor “como intelectual” para o professor “como técnico” executor de um currículo pronto, é dever ético desobedecê-la.

Biografia do Autor

  • Bruno Antonio Picoli, Universidade Federal da Fronteira SUl

    Professor da área de Ensino de HIstória da UFFS, campus Chapecó. Doutor em Educação.

  • Renilda Vicenzi, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professora do curso de História da UFFS, campus Chapecó. Doutora em História.

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Publicado

14-12-2020

Edição

Seção

Trabalho Docente e Formação de Professores