GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA

A PARTICIPAÇÃO COMO UMA ESTRATÉGIA DE AMPLIAR A AUTONOMIA

  • Ivonete Dalmedico Vanzela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Fernanda Terezinha Höfle Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Oto João Petry Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) https://orcid.org/0000-0001-9216-5301

Resumo

O objetivo deste resumo expandido é discutir o processo de participação utilizado como estratégia de ampliação da democracia na gestão das escolas públicas. Trata-se de um estudo preliminar com a utilização da abordagem bibliográfica. Toma-se como orientação teórica as contribuições de Ângelo Ricardo de Souza, Gustavo Luis Gutiérrez, Afrânio Mendes Catani, e Vitor Henrique Paro. Procura-se ampliar o entendimento sobre o termo participação e gestão democrática, comumente utilizados como sinônimos nos estudos que abarcam a gestão democrática escolar. O objeto de análise foi à gestão democrática na escola pública e a participação como estratégia de ampliar a autonomia dos participantes envolvidos na instituição de ensino. Pode-se concluir que apesar da gestão democrática estar garantida em lei, tem-se que cuidar para que a normatização não seja para burocratizar tornando a participação apenas formal, ela é um processo amplo que deveria ir para além da decisão da maioria, pautar-se no diálogo e por fim num consenso, possibilitando a construção coletiva de encaminhamentos e tomada de decisão no âmbito da gestão das escolas públicas. 

 

 Palavras-chave: participação; gestão escolar; gestão democrática. 

Biografia do Autor

Fernanda Terezinha Höfle, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduada em pedagodia pela Universidade Federal da Fronteira Sul - (UFFS). Especialista em Psicologia Educacional e Educação Infantil e Anos Iniciais. Mestranda do PPGE - Mestrado em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul - (UFFS).

Oto João Petry, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen - RS (2014) sob a orientação da Dra. Edite Maria Sudbrack. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), sob a orientação da Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Especialista em Fundamentos Educacionais pelo Centro de Ensino Superior - Fundeste - Chapecó/SC. Graduado em Pedagogia e em Estudos Sociais pela Fundeste - Chapecó/SC. É sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).Integra a Rede de Estudos Teóricos e Epistemológicos em Política Educacional (ReLePe). Tem experiência no ensino, na pesquisa, extensão e na gestão da educação básica e superior. É Professor Associado D, Nível III com atuação no Ensino de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional. Atua na área de Educação, Políticas Públicas Educacionais e Gestão e Inovação Educacional. É professor no curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação da UFFS.

   
Publicado
15-12-2020
Seção
Políticas Educacionais Políticas Curriculares