GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA
A PARTICIPAÇÃO COMO UMA ESTRATÉGIA DE AMPLIAR A AUTONOMIA
Resumo
O objetivo deste resumo expandido é discutir o processo de participação utilizado como estratégia de ampliação da democracia na gestão das escolas públicas. Trata-se de um estudo preliminar com a utilização da abordagem bibliográfica. Toma-se como orientação teórica as contribuições de Ângelo Ricardo de Souza, Gustavo Luis Gutiérrez, Afrânio Mendes Catani, e Vitor Henrique Paro. Procura-se ampliar o entendimento sobre o termo participação e gestão democrática, comumente utilizados como sinônimos nos estudos que abarcam a gestão democrática escolar. O objeto de análise foi à gestão democrática na escola pública e a participação como estratégia de ampliar a autonomia dos participantes envolvidos na instituição de ensino. Pode-se concluir que apesar da gestão democrática estar garantida em lei, tem-se que cuidar para que a normatização não seja para burocratizar tornando a participação apenas formal, ela é um processo amplo que deveria ir para além da decisão da maioria, pautar-se no diálogo e por fim num consenso, possibilitando a construção coletiva de encaminhamentos e tomada de decisão no âmbito da gestão das escolas públicas.
Palavras-chave: participação; gestão escolar; gestão democrática.