NOVAS EXIGÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Alcione Ziliotto Unochapecó
  • Odilon Luiz Poli Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Resumo

Atendendo às expectativas da nova economia mundial, organismos econômicos internacionais (Banco Mundial, FMI, OCDE) passaram a desenvolver mecanismos de indução à transformação no desenvolvimento da educação. Nesse contexto, adquire evidência e centralidade a categoria da performatividade, cuja lógica possibilita a substituição da fiscalização das ações pelo controle de resultados. A partir disso, as instituições passaram a responder à pressão por resultados, essenciais ao sucesso num contexto em que os rankings definem a percepção de qualidade das instituições. O presente estudo teve como objetivo analisar como os professores universitários estão reelaborando a sua identidade profissional, frente às pressões e exigências postas pelo atual contexto da educação superior. O problema de investigação assim foi proposto: como os professores universitários estão reelaborando a sua identidade profissional, frente às pressões e exigências postas pelo atual contexto da educação superior? Em termos metodológicos, o estudo caracteriza-se como um estudo de caso multicasos. Foi desenvolvido em três instituições de ensino superior localizadas na região sul do país, sendo uma Particular, uma Pública e uma Comunitária, localizadas, respectivamente em Curitiba (PR), Chapecó(SC) e Lageado(RS). Para a coleta de dados, foram aplicados 164 questionários do tipo survey, utilizando o software Survey Monkey junto aos docentes das três IES que participaram da pesquisa. A análise das informações coletadas, fundamentou-se em pressupostos da análise de conteúdo, como os conceitos de identidade docente, performatividade e formação de professores. Para a organização e análise dos dados obtidos por meio do survey, utilizamos estatística descritiva.

Publicado
14-12-2020
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores