FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
UM OLHAR SOBRE O PROFESSOR DA ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA
Resumo
A formação de professores apresenta um longo percurso histórico, tornando-se cada vez mais um campo de discussão amplo e necessário, em especial, como objeto de estudo de diferentes pesquisas, que apontam, dentre outras questões, qual a melhor maneira de formar professores e como isso interfere no cotidiano da sala de aula.
Para García (1999, p. 11) a “Formação de Professores está a transformar-se numa área válida e complexa de conhecimento e investigação, que oferece soluções e, por sua vez, coloca problemas aos sistemas educativos”. O autor destaca que o tema da formação está na “boca de todos” (contexto escolar, empresarial, social, político) e, além disso, menciona que “todos exigimos e reconhecemos a necessidade de formação” [...] (GARCÍA, 1999, p. 11). A formação inicial e continuada precisa ser pensada criticamente e deve considerar o contexto social, o cenário atual da escola e o professor enquanto formador.
A formação de professores é um tema que está sempre envolto de pertinência, já que as mudanças no contexto político e social atual influenciam as políticas de formação docente tornando-se um “campo de disputas de concepções, dinâmicas, políticas, currículos” (DOURADO, 2015, p. 06). Tal premissa é latente neste contexto histórico que tem passado por rupturas, em especial, ao que se refere às políticas educacionais.
Diante disso, elencamos como problemática da pesquisa: De que forma a abordagem Reggio Emília pode contribuir para pensar a formação continuada dos professores brasileiros e a refletir sobre prática educativa? Pretende-se elucidar neste texto a concepção de formação de professores, de desenvolvimento profissional docente e apresentar a formação de professores em Reggio Emilia, abordagem conhecida e considerada hoje por diferentes pesquisadores da infância como uma proposta de Educação Infantil completa e organizada, e como esta experiência se deu na prática de um grupo de professores da Rede Municipal de Ensino de Chapecó.