FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

UM OLHAR SOBRE O PROFESSOR DA ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA

  • Aline Fernandes dos Santos Universidade Comunitária do Oeste de Sc. Unochapecó
  • Joce Daiane Borilli Possa

Resumo

A formação de professores apresenta um longo percurso histórico, tornando-se cada vez mais um campo de discussão amplo e necessário, em especial, como objeto de estudo de diferentes pesquisas, que apontam, dentre outras questões, qual a melhor maneira de formar professores e como isso interfere no cotidiano da sala de aula.

Para García (1999, p. 11) a “Formação de Professores está a transformar-se numa área válida e complexa de conhecimento e investigação, que oferece soluções e, por sua vez, coloca problemas aos sistemas educativos”. O autor destaca que o tema da formação está na “boca de todos” (contexto escolar, empresarial, social, político) e, além disso, menciona que “todos exigimos e reconhecemos a necessidade de formação” [...] (GARCÍA, 1999, p. 11). A formação inicial e continuada precisa ser pensada criticamente e deve considerar o contexto social, o cenário atual da escola e o professor enquanto formador.

 A formação de professores é um tema que está sempre envolto de pertinência, já que as mudanças no contexto político e social atual influenciam as políticas de formação docente tornando-se um “campo de disputas de concepções, dinâmicas, políticas, currículos” (DOURADO, 2015, p. 06). Tal premissa é latente neste contexto histórico que tem passado por rupturas, em especial, ao que se refere às políticas educacionais.

Diante disso, elencamos como problemática da pesquisa: De que forma a abordagem Reggio Emília pode contribuir para pensar a formação continuada dos professores brasileiros e a refletir sobre prática educativa? Pretende-se elucidar neste texto a concepção de formação de professores, de desenvolvimento profissional docente e apresentar a formação de professores em Reggio Emilia, abordagem conhecida e considerada hoje por diferentes pesquisadores da infância como uma proposta de Educação Infantil completa e organizada, e como esta experiência se deu na prática de um grupo de professores da Rede Municipal de Ensino de Chapecó.

Biografia do Autor

Aline Fernandes dos Santos, Universidade Comunitária do Oeste de Sc. Unochapecó

Me Chamo Aline formada em Pedagogia pela Universidade Federal Da Fronteira Sul - UFFS, com especialização em Psicopedagogia Clinica Institucional pela Unochapecó, e atualmente aluna egressa do Mestrado em Educação pela mesma Universidade. As pesquisas realizadas estão baseadas nos estudos da infância, desenvolvimento humano e projetos no ensino fundamental.

Joce Daiane Borilli Possa

Possui graduação em PEDAGOGIA 1022/165 pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ. Especialista em Educação com ênfase em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Especialista em Psicopedagogia Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ. Professora da Educação Infantil da Rede Municipal de Chapecó. Atuou como coordenadora pedagógica na Educação Infantil de Chapecó. Atuou como gestora na Educação Infantil de Chapecó. Atualmente atua como articuladora da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Chapecó. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Infantil e Formação de professores. Atualmente pesquisa temas voltados infância, projetos de aprendizagem e práticas pedagógicas na Educação infantil.

Publicado
14-12-2020
Seção
Trabalho Docente e Formação de Professores