A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: RELEVÂNCIA DO TRABALHO ARTICULADO COM AS FAMÍLIAS

Autores/as

  • Simone Juwer Apae de Pinhalzinho e Horus Faculdades
  • Neusa Maria Delazari Baldo

Palabras clave:

Família. Educação Infantil. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão

Resumen

O acesso à educação e o direito à aprendizagem são garantias constitucionais universais, asseguradas a todos os brasileiros como responsabilidade do Estado e da família. Nessa perspectiva este artigo sintetiza e discute alguns aspectos relacionados, explicitando  a relação entre a escola e a família  e sua interferência no processo de inclusão escolar e na evolução dos educandos  com Transtorno do Espectro Autista nas diferentes áreas.  Buscou-se  explicitar a  relação entre família e escola e a sua interferência no processo de inclusão escolar e na evolução dos educandos com transtorno do espectro autista nas diferentes áreas do desenvolvimento e principalmente a aprendizagem como principal objetivo desta pesquisa. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa e bibliográfica. Os resultados obtidos evidenciam a importância da relação entre família e escola; a criação de mecanismos de fortalecimento dessa relação;   a importância do professor  conhecer as famílias, bem como identificar  seu papel de suporte no contexto educacional inclusivo  e a necessidade da constante capacitação dos professores para orientar os familiares em relação ao processo de aprendizagem, uma vez que família e escola são co-participantes no  processo de inclusão.

 

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Publicado

20-10-2025