Sobre a Revista

O II Seminário Nacional de Educação Inclusiva: da educação adaptativa à prática colaborativa constitui um evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS/CNPq) em parceria com os cursos de Educação Especial Inclusiva – segunda licenciatura, Pedagogia – licenciatura e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS, para mobilizar discussões sobre a inclusão, no âmbito educacional. Pretende reunir professores, estudantes, pesquisadores e gestores da Educação Básica e Superior em âmbito nacional, entre os dias 22 e 26 de setembro de 2025. Busca constituir um espaço de socialização de práticas educacionais e de debate acadêmico sobre pesquisas que tenham como foco a inclusão educacional, no direcionamento de ênfase entre a educação adaptativa e as práticas colaborativas. O evento configura um espaço de trocas de experiências e de reafirmação do compromisso com a promoção da educação como um direito de todos, comprometida com a inclusão de grupos sociais discriminados negativamente ao longo da história.

A Educação Inclusiva emerge no quadro educacional brasileiro na última década do século XX, a partir de uma longa trajetória de lutas e debates que perpassam o cenário da Educação Especial (EE). Ela caracteriza um processo que assume como objetivo a viabilização da participação e da aprendizagem de todos os estudantes no ensino comum, a partir de um conjunto de mudanças no ambiente escolar. Os preceitos da educação inclusiva orientam (informam) que a escolarização de todos em um ambiente comum tem potencial para, entre outras possibilidades, oportunizar: o acesso a conhecimentos diversos; o respeito à diferença; além de constituir lócus privilegiado para a formação de sujeitos que saibam conviver em uma sociedade cujo princípio de existência é a diferença.

Nas últimas décadas, a partir da ênfase dada por esse movimento global, as políticas educacionais brasileiras que envolvem os direitos das pessoas com deficiência, ancoradas nos movimentos, debates e diretrizes globais, vem tomando a inclusão como princípio orientador. Em virtude disso, um conjunto de ações vem sendo mobilizado (as), visando à escolarização dos alunos que compõem o público-alvo da Educação Especial (PAEE), a fim de impulsionar a sua aprendizagem nas turmas comuns.

Tomando a diversidade de modos e ritmos de desenvolvimento humano, a parceria firmada entre os professores de turma e os profissionais de apoio pode propiciar um impulso à aprendizagem de todos os alunos. Para além das parcerias instituídas pelo ensino colaborativo, nos moldes descritos pelas autoras acima, há outras modalidades de colaboração que perpassam a escolarização comum, como aquelas desenvolvidas entre os professores de turma e: os tradutores, intérpretes e guias-intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras); os professores de Atendimento Educacional Especializado; os instrutores surdos; os professores bilíngues; os cuidadores, auxiliares; entre outros, nomeados como apoios escolares.

Considerando os elementos que induzem a articulação entre os profissionais que atuam com os alunos da Educação Especial, o Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn), associado ao curso de Educação Especial Inclusiva - segunda licenciatura, ao curso de Pedagogia e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), organizam o presente evento com o objetivo de promover um espaço de discussão que tome a colaboração como combustível para as práticas educacionais inclusivas.


OBJETIVO GERAL
Constituir um espaço de socialização de práticas educacionais e de debate acadêmico sobre pesquisas que tenham como foco a inclusão educacional, no direcionamento de ênfase entre a educação adaptativa e as práticas colaborativas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    • Ampliar as possibilidades de diálogo e reflexão entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, profissionais de apoio e gestores da Educação Básica e da Educação Superior e pesquisadores da área da educação sobre a temática da inclusão educacional;
    • Problematizar as políticas educacionais inclusivas e os modos como vêm sendo operacionalizadas;
    • Debater sobre as práticas colaborativas no contexto da educação inclusiva.

 

PROGRAMAÇÃO

O II Seminário Nacional de Educação Inclusiva: da educação adaptativa à prática colaborativa será realizado no formato presencial, entre os dias 22 e 26 de setembro de 2025, com carga horária de 40 horas.

 

22/09/2025

13h as 14h – Credenciamento

14h – Atividade cultural e abertura

14h30min as 18h – Mesa de abertura: A atuação da gestão nos cenários da educação inclusiva

Palestrantes: Prof. Me. Cláudia Simone Fantin (Coordenadoria Regional de Educação – CRE);

Prof. Me. Locenir Tereza de Moura Selivan (Associação dos Municípios do Oeste do Estado de Santa Catarina/AMOSC).

18h as 19h – Intervalo

19h – Conferência de abertura: Educação inclusiva com trabalho colaborativo: dos especialismos às abordagens universalistas

Conferencista: Profª. Drª. Enicéia Gonçalves Mendes (Universidade Federal de São Carlos/UFSCar).

 

23/09/2025

14h – Atividade cultural

14h30min as 17h – Mesa de debate: Inclusão Escolar e o princípio político do comum

Palestrante: Profª. Drª. Graciele Marjana Kraemer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS);

Profª. Drª. Roseli Belmonte Machado (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS);

17h as 19h – Intervalo

19h – Palestra: Precariedade diferencial e políticas de aliança: possibilidades de resistência no/com o campo da Educação Especial

Palestrante: Profª. Drª. Kamila Lockmann (Universidade Federal de Rio Grande/FURG)

 

24/09/2025

14h as 16h – Apresentação de trabalhos

16h as 18h – Apresentação de trabalhos

18h as 19h – Intervalo

19h as 21h – Palestra: Entre o Direito, o Laudo Médico e a Necessidade Pedagógica: fragmentos da judicialização da Educação Especial

Palestrante: Prof. Dr. Washington Cesar Shoiti Nozu (Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD).

 

25/09/2025

14h as 16h – Apresentação de trabalhos

16h as 18h – Apresentação de trabalhos

18h as 19h – Intervalo

19h – Palestra: O Desenho Universal para a Aprendizagem como possibilidade para a inclusão

Palestrante: Profª. Drª. Jacqueline Lidiane de Souza Prais (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR).

 

26/09/2025

14h – oficina de Braille (ADEVOSC)

14h – oficina Língua Brasileira de Sinais

14h – oficina Ações didático-pedagógicas e autismo

14h – Cine-debate – o trabalho com curtas e longas conversas

14h – Roda de conversa: viver a escola a partir da experiência da deficiência

18h as 19h – Intervalo

19h – Conferência de encerramento: Corpos deficientes, seus agenciamentos e os fazeres juntos: da educação adaptativa à insurgência do comum na escola

Conferencista: Prof. Dr. Pedro Ângelo Pagni (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP).

 

Inscrições e cronograma:

O evento se destina a estudantes da graduação e da pós-graduação; pesquisadores; docentes da Educação Básica e do Ensino Superior; gestores escolares, e; demais interessados na temática.

As inscrições poderão ser realizadas nas modalidades: ouvinte e apresentador de trabalho. Os trabalhos que poderão ser submetidos para avaliação no formato de comunicação oral (resumo expandido), nos seguintes eixos temáticos:

  1. Acessibilidade e inclusão
  2. Políticas educacionais inclusivas
  3. Formação de Professores
  4. Práticas educacionais inclusivas

As submissões de trabalho deverão ser encaminhadas pelo sistema, a partir do cadastro prévio dos autores, pelo link: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SENEI/submissions, na aba “enviar submissão”.

As inscrições, tanto na modalidade ouvinte como apresentador de trabalho, ocorrerão, gratuitamente, por meio do formulário eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPOWNvI32yGtPlJLmpFSoP0fj_xIqZj9Ra7hfLegQ5OLCpXg/viewform?usp=header.

A submissão de trabalhos ocorrerá entre os dias 20 de maio e 06 de julho de 2025. Os trabalhos recebidos serão avaliados por comissão composta por professores da Universidade Federal da Fronteira Sul e instituições parceiras. O aceite dos trabalhos será informado aos participantes a partir do dia 26 de agosto de 2025. Os trabalhos aprovados serão publicados em anais do evento.

 

Cronograma

Inscrições: de 20 de maio a 20 de setembro

Submissão de trabalhos: de 20 de maio a 06 de julho

Avaliação dos trabalhos: de 07 de julho a 15 de agosto

Divulgação dos resultados: a partir de 26 de agosto.