Formação continuada de professores no estado de Santa Catarina sobre o Transtorno do Espectro Autista
Resumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada para elaboração de Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O principal objetivo foi analisar as ações de formação continuada propostas pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) para professores, no período de 2010 a 2018, voltadas para o trabalho com alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo e procedimentos metodológicos pautados na análise documental e balanço de produções acadêmicas em bancos de dados como CAPES e SciELO. A metodologia foi pautada na busca de textos que discutissem aspectos em torno da formação continuada em educação especial. Quando a análise documental, foi realizada a partir dos registros em arquivos digitais dos cursos e capacitações oferecidos pela FCEE. Para sustentar a pesquisa, foi utilizado um referencial teórico que mediasse a proposta em discussão e autores de referência na temática da formação continuada de professores (MICHELS, 2017; LEHMKUHL, 2011); conceito, educação e escolarização de sujeitos com TEA (BELISÁRIO FILHO; CUNHA, 2010).