Síndrome de Írlen e as implicações no desempenho escolar

  • Sandra Marisa Allebrandt Padilha
  • Neusa Pereira da Silva

Resumo

O presente trabalho visa contemplar o eixo temático acessibilidade e inclusão através do estudo de um transtorno com impactos na função visual cujo comprometimento de intensidade varia de leve a grave na vida dos sujeitos acometidos da Síndrome de Irlen. A Síndrome de Irlen consiste em uma disfunção do sistema visual magnocelular, intrinsecamente relacionado à neurovisão. É um déficit no processamento visual. que gera distorções, decorrentes da luz, que é a matéria prima da visão. A luminosidade é composta de ondas com diferentes comprimentos que são captados por diferentes unidades sensoriais e depois integradas multissensorialmente. A Síndrome de Irlen ainda é pouco conhecida entre os profissionais da educação e da saúde. Nesse sentido, Guimarães (2013), justifica que grande parte do conhecimento sobre a neurovisão é recente, posterior à década (1900- 2000), reconhecida nos EUA, como a década do cérebro. Chama atenção a alta prevalência, que é estimada entre 12% a 14% da população mundial, incluindo pessoas letradas de alto nível acadêmico, logo não está associado ao déficit cognitivo. A incidência aumenta em 33% a 46% e torna-se mais frequente, em casos associados com déficit de atenção e dislexia. Diante do exposto, justificamos a relevância da socialização do presente estudo e a problematização que delimita-se em conhecer qual a caracterização e, consequentes, implicações da Síndrome de Irlen no desempenho escolar?

Publicado
16-08-2021