Políticas nacionais voltadas à inclusão de pessoas com deficiência na educação superior

entre desafios e conquistas

  • Daniele Claudia Miranda
  • Sonia Maria Ribeiro

Resumo

O movimento pela inclusão de pessoas com deficiência em todos os níveis e modalidades de ensino, fruto de declarações internacionais, legislações, políticas públicas de cunho inclusivo/afirmativo, bem como manifestações da sociedade civil, foi se estruturando no início dos anos 90 envolvendo diversos aspectos que compõe o cenário da educação. A intenção presente neste texto é refletirmos sobre o quanto não basta permanecermos com as mesmas ações, há que se desenvolver novas, e redefinir as já existentes, respondendo às necessidades especiais do público nela presente, tendo como objetivo apresentar a implementação de políticas públicas de educação especial, bem como, o quanto seu caminhar ainda enfrentam desafios a superar e conquistas a serem alcançadas. Desafios no sentido de desenvolvimento de políticas públicas para uma diminuição das desigualdades historicamente acumuladas, e conquistas ainda fragilizadas quando percebemos que não há investimento suficiente para melhorar e ampliar as já existentes. Primeiro exemplificaremos publicações de políticas públicas voltadas à educação especial numa perspectiva inclusiva na educação superior, em seguida serão apresentados avanços e desafios a serem ultrapassados, a partir das citações de Dias Sobrinho (2010) e Moreira (2001) que pontuam questões ainda presentes no cenário da educação especial.

Publicado
10-08-2021