Concepções de bilinguismo na educação de surdos:

documentos normativos e referencial teórico

  • Rivael Mateus Fabrício
  • Natalyê Steffen Miranda
  • Claudia Cristina de Oliveira Soares
  • Juliana Terras Paris
  • Naiara Letícia Valentini

Resumo

A educação de surdos vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões e pesquisas acerca de práticas educacionais inclusivas. Isso se deve, também, ao fato de as lutas da comunidade surda terem sido fortalecidas a partir do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como forma de comunicação e de expressão dos surdos no Brasil por meio da Lei nº 10.436 (BRASIL, 2002) e, além disso, pelo Decreto n° 5.626 (BRASIL, 2005), que detalha, entre outros, o direito de acesso das pessoas surdas à educação formal por meio da LIBRAS e do Português em sua modalidade escrita, sendo imprescindível destacarmos que a LIBRAS é a principal língua de instrução.

Publicado
10-08-2021