AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: ANÁLISE DA LEI 14.640/2023

Authors

  • LETIANE PECCIN RISTOW UFFS
  • Sandra Vidal Nogueira UFFS
  • MICHELI DOS SANTOS WALDOW UFFS

Abstract

Resumo.

 

Author Biographies

  • LETIANE PECCIN RISTOW, UFFS

    Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo, possui pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento Rural Sustentável e Agricultura Familiar (2013) pela UFFS, e graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é servidora pública na UFFS, com o cargo de assistente em administração.

  • Sandra Vidal Nogueira, UFFS

    Formada em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC/SP e Pós-Doutorado em Direito pela URI/RS. Atua desde 2012 como Servidora Pública Federal no Quadro do Magistério na Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo/RS. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP), dedica-se aos estudos dos seguintes temas: a) Pensamento decolonial e memórias coletivas; b) Estudos etnográficos sobre territorialidades e sociabilidades emergentes; c) Cartografias de pertencimento e processos de subjetivação; d) Epistemologias em Ciência Cidadã e seus itinerários formativos. Líder do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Instituições (UFFS/CNPq/CLACSO) e da equipe do CoLaboratório de Gestão do Conhecimento, FIOCRUZ/UFFS. Desde 1994 integrou o quadro docente de programas de pós-graduação, tendo sido professora permanente da Educação, na Universidade Federal de Uberlândia - MG, da Teologia, na Escola Superior de Teologia - RS e como visitante na Enfermagem Psiquiátrica na USP - Ribeirão Preto/SP. Coordenou programas de qualificação profissional para redes públicas financiados pelo Banco Mundial nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, sendo também consultora ad hoc do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e avaliadora do MEC/INEP. Desempenha a função de consultora ad hoc na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e parecerista externa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG e da Universidade Federal de Pernambuco - PE, No ano de 2015 foi agraciada com o Prêmio Emerald/CAPES no campo da Ciência da Informação e, no período de 2004 até 2007 foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

  • MICHELI DOS SANTOS WALDOW, UFFS

    Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo. Graduada em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2007) e especialista em Administração Estratégica pela UNIASSELVI. Atualmente é Técnica Administrativa em Educação na da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS e tutora do Programa de Formação Continuada Escola em Tempo Integral - Região Sul 2025.

Published

17-10-2025

Issue

Section

Ciências Sociais e Sociais Aplicadas, Formação de Professores