O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO
INDÍCIOS DO PENSAMENTO CRÍTICO EM PESQUISAS E DIRETRIZES CURRICULARES
Resumo
A presente investigação visa identificar e analisar os conceitos e metodologias de ensino (ME) utilizadas em contexto latino-americano para discutir o Pensamento Crítico (PC) no ensino de Ciências. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, foi ancorada na análise de conteúdo e se organiza em dois movimentos: i) revisão da literatura e ii) a análise das diretrizes curriculares e diretrizes de formação de professores, sempre tomando como referência de análise os países latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru). Os resultados apontam que as pesquisas latino-americanas têm forte influência do PC na perspectiva de um pensamento racional-reflexivo, focado no agir crítico, baseado sobretudo em Ennis e em Tenreiro-Vieira e Vieira, sendo que entre as principais ME utilizadas para promover o PC estão Sequências/Unidades Didáticas, Experimentação, Argumentação e Resolução de problemas. Em relação a análise das diretrizes curriculares e diretrizes de formação de professores dos países latino-americanos, os resultados dessas análises revelaram que as políticas vêm apresentando indícios acerca de uma formação sobre o viés do PC focado no agir criticamente e as ME que levam em conta a reflexão estão mais voltadas para um perfil crítico (Reflexivas e Críticas), discutidas primordialmente nas diretrizes de Chile, Peru e Colômbia. Como compreensões emergentes, podemos perceber que a perspectiva do PC no ensino de Ciências, no contexto latino-americano, ainda está em desenvolvimento, no entanto ainda é necessário avançar em termos teóricos-conceituais-metodológicos na direção de um PC focado na reflexão crítica sobre o mundo, sobre emancipação e transformação social.