CONCEPÇÕES DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NAS ESCRITAS NARRATIVAS DE DIÁRIOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • Karim Francini Herlen Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich
  • Naiára Berwaldt Wust
  • Graciela Paz Meggiolaro

Resumen

A docência demanda que o professor seja pesquisador, reflexivo e critico. Assim, defendemos que os processos de investigação-formação-ação podem ser uma oportunidade de desenvolver perspectivas crítico-reflexivas promovendo um pensamento mais autônomo ao professor. A pesquisa possui abordagem qualitativa do tipo documental visando compreender a centralidade da investigação-ação (IA) nos processos de formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Foram analisados 47 Diários de Formação (DF) de licenciandos dos Componentes Curriculares (CCR) de Práticas de Ensino: "Metodologia e Didática do Ensino de Ciências” e “Pesquisa em Educação”, do Curso de Ciências Biológicas. Após análise dos DF, identificamos 244 excertos, os quais foram analisados em diferentes concepções de IA, como a IA Técnica (146:244), que está presente em excertos que se resumem a teoria e a ciência, não envolvendo reflexão de valor formativo inserida na escrita. A IA Prática (74:244) a qual é a que mais aborda o contexto da sala de aula, quando voltada para o ensino de Ciências, um ensino de perspectiva prática e muitas vezes experimental, saindo do modo tradicional e repetitivo que o aprendizado teórico oferece. E, a IA Crítica (24:244), que pode ser lida para transformar o processo de ensino, visando reflexões e diálogos críticos sobre os processos educativos. Com a análise dos resultados obtidos, evidenciamos a importância da utilização dos DF e da IA crítica na formação inicial de professores em Ciências e Biologia, visando um olhar mais reflexivo e critico sobre suas próprias ações, tanto durante a formação quanto para a futura atuação na docência.

Publicado
03-05-2024
Sección
Ciências Humanas e Formação de Professores