PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE

Palavras-chave: Permanência. Universidade. Práticas Pedagógicas. Diversidade.

Resumo

O interesse pelo tema, surge de observações decorrentes da atuação profissional e acadêmica das autoras, bem como, pesquisas e estudos no Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU) na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, localizada na cidade de Erechim – RS – Brasil. A UFFS recebe anualmente uma diversidade de perfil acadêmico, estudantes trabalhadores, indígenas, estrangeiros, pessoas com deficiência, entre outros. Nesse sentido, para garantir a permanência desses estudantes é necessário falar sobre práticas pedagógicas inclusivas que atualmente é uma demanda imediata na Universidade. Utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica esse texto tem como objetivo discorrer sobre a prática pedagógica docente em nível superior na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Entendendo que, a pedagogia histórico-crítica, propõe um ensino que prioriza a diversidade humana e equidade de oportunidades ao estudante. Sendo assim, uma prática pedagógica elaborada a partir da realidade dos estudantes, por meio de uma relação dialética, possibilita uma formação individual, humanizada e focada na percepção do estudante sobre sí. Assim, as práticas pedagógicas na perspectiva histórico-crítica, considera o estudante como um todo, suas características, contexto social, vivências e potencialidades. Concluímos que, é necessária a ampliação de políticas públicas, investimento em recursos humanos e materiais, formação continuada, e práticas pedagógicas voltadas para esse público que historicamente ficou à margem da sociedade, e assim, possibilite o desenvolvimento de um indivíduo crítico e consciente, que se aproprie do conhecimento científico e que conclua com qualidade e êxito o processo acadêmico.

Biografia do Autor

Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul

 Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Estágio no Exterior, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2009) e Pós-doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2014-2015), financiado pela CAPES. Possui graduação em Pedagogia-Licenciatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim (1997), Especialização em Psicopedagogia pela URI (campus de Erechim), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2003). É Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - (2010). Experiência em gestão: Diretora da Organização Pedagógica - Pró-reitoria de Graduação da UFFS - (2011-2013). Coordenadora do curso de Pedagogia (2016 a abril de 2018), Coordenadora do Programa de Pós-graduação Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas (2019-2021) e Coordenadora Adjunta do curso de Pedagogia (12 de maio de 2022 a 31 de maio de 2023). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas:Educação, subjetividades e cotidianidade; Educação Intercultural; Educação Popular e Paulo Freire; Formação de professores: Educação Emocional e Processos autoformativos; Educação Integral; Currículo; Didática e Metodologias de Ensino; Avaliação da Aprendizagem; Processos educativos: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

Publicado
04-07-2024