PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE
Resumo
O interesse pelo tema, surge de observações decorrentes da atuação profissional e acadêmica das autoras, bem como, pesquisas e estudos no Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU) na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, localizada na cidade de Erechim – RS – Brasil. A UFFS recebe anualmente uma diversidade de perfil acadêmico, estudantes trabalhadores, indígenas, estrangeiros, pessoas com deficiência, entre outros. Nesse sentido, para garantir a permanência desses estudantes é necessário falar sobre práticas pedagógicas inclusivas que atualmente é uma demanda imediata na Universidade. Utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica esse texto tem como objetivo discorrer sobre a prática pedagógica docente em nível superior na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Entendendo que, a pedagogia histórico-crítica, propõe um ensino que prioriza a diversidade humana e equidade de oportunidades ao estudante. Sendo assim, uma prática pedagógica elaborada a partir da realidade dos estudantes, por meio de uma relação dialética, possibilita uma formação individual, humanizada e focada na percepção do estudante sobre sí. Assim, as práticas pedagógicas na perspectiva histórico-crítica, considera o estudante como um todo, suas características, contexto social, vivências e potencialidades. Concluímos que, é necessária a ampliação de políticas públicas, investimento em recursos humanos e materiais, formação continuada, e práticas pedagógicas voltadas para esse público que historicamente ficou à margem da sociedade, e assim, possibilite o desenvolvimento de um indivíduo crítico e consciente, que se aproprie do conhecimento científico e que conclua com qualidade e êxito o processo acadêmico.