A MONITORIA E O PROTAGONISMO DO DISCENTE IMIGRANTE:

RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Andréia Inês Hanel Cerezoli Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Dieudonne Hyacinthe
  • Marcelo Luis Ronsoni

Palavras-chave:

Monitoria. Ensinar e aprender. Protagonismo estudantil.

Resumo

O Programa de Monitoria de Ensino da Universidade Federal da Fronteira Sul é consolidado por meio de projetos de ensino. Esses projetos possibilitam: (1) experiência docente no Ensino Superior; e (2) qualificação de ensino e aprendizagem nos cursos de Graduação. Os projetos envolvem docentes, orientadores; e discentes, monitores. Este trabalho tem como objetivo relatar o protagonismo discente imigrante como monitor em um projeto de ensino. As atividades de monitoria foram desenvolvidas em disciplinas com maior demanda de apoio, especialmente aquelas que envolvem conteúdos matemáticos e de cálculo que, frequentemente, se apresentam como barreiras no percurso acadêmico. Os atendimentos ocorreram de duas formas: presencialmente, na sala 105 do bloco A (LIFE), em horários previamente estabelecidos e, remotamente, durante os finais de semana, por meio do WhatsApp, para sanar dúvidas e acompanhar as dificuldades dos colegas. A metodologia adotada priorizou a escuta ativa, a paciência e a comunicação clara, de modo a criar um ambiente de acolhimento e aprendizado mútuo. Os resultados observados foram amplamente positivos: em primeiro lugar, a monitoria contribuiu diretamente para a aprendizagem e desempenho dos estudantes monitorados, que relataram maior confiança diante dos conteúdos trabalhados; em segundo lugar, possibilitou meu próprio desenvolvimento como discente imigrante, revelando habilidades que antes desconhecia ou subestimava, como: a capacidade de comunicação, a paciência, a socialização e a empatia. Essas competências têm impacto direto não apenas na formação acadêmica, mas, também, na construção da cidadania e no fortalecimento da integração social dentro do espaço universitário. Além disso, a experiência demonstrou que a monitoria é um espaço privilegiado para o exercício do protagonismo estudantil, uma vez que o monitor não apenas transmite conhecimentos, mas, também, aprende continuamente. O ato de ensinar promove um ciclo virtuoso: ao compartilhar saberes, multiplica-se a sabedoria, constrói-se uma rede de colaboração o que contribui para o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos. A experiência de monitor, vivenciada a partir da condição de estudante imigrante na UFFS, representa não apenas uma oportunidade de inserção acadêmica, mas, também, um espaço de valorização da diversidade e de construção de uma comunidade universitária mais inclusiva. Através dela foi possível perceber que a educação vai além da transmissão de conteúdo: trata-se de um processo de transformação mútua, no qual cada sujeito é ao mesmo tempo aprendiz e educador.

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Publicado

26-09-2025