A MIGRAÇÃO NO ÂMBITO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO DA UFFS
Palavras-chave:
Currículo. Refúgio. Migração.Resumo
O presente texto tem por objetivo apresentar a temática migratória como possibilidades de ensino, por meio dos componentes curriculares nos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. A Universidade já é conhecida pelos programas de inserção dos imigrantes, em destaque, o PRÓ-HAITI e, atualmente, o PRÓ-IMIGRANTE. Apontamos neste movimento a possibilidade de se integrar à Cátedra Sergio Vieira de Mello junto ao rol de universidades que discutem tal temática, enquanto instituição. A Cátedra citada é uma iniciativa do ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, em parceria com universidades brasileiras, criada em homenagem ao diplomata brasileiro que dedicou sua carreira à proteção dos refugiados. Tem como meta principal promover a educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada para a questão do refúgio e deslocamento forçado. Ao longo dos anos, a Cátedra tem se revelado um ator fundamental para garantir que pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio tenham acesso a direitos e serviços no Brasil, oferecendo valioso apoio ao processo de integração local. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se de uma pesquisa realizada nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFFS, disponíveis no site da instituição, a fim de identificar os componentes curriculares (CCRs) que tratam da migração de forma ampla e, como experiências que contemplam o referido assunto no âmbito do ensino de graduação. Mesmo acreditando que o currículo é um espaço planejado de produção e de política cultural, no qual os materiais existentes funcionam como matéria-prima de criação e recriação e, sobretudo, de contestação e até transgressão, podemos afirmar que a formalização do conjunto de diretrizes e componentes estabelecidos pelas instituições de ensino para orientar o processo de ensino-aprendizagem, é que vai definir o que deve ser ensinado, como e quando, expressado nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Os currículos dos cursos de graduação na UFFS constituem-se de um corpo de conhecimentos organizado em três eixos: Domínio Comum, Domínio Conexo e Domínio Específico, expressos na matriz dos cursos em componentes curriculares e outras modalidades de organização do conhecimento. No movimento proposto de categorização foram apontados onze CCRs, sendo: dois do Domínio Comum: História da Fronteira Sul e, Direitos e Cidadania, que estão presentes de forma obrigatória ou optativa, na estrutura curricular da maioria dos cursos de graduação; e nove CCRs presentes no Domínio Específico: A formação histórica da colônia Erechim; História de Santa Catarina; Alfabetização de falantes de línguas de imigração no contexto brasileiro; Leitura e Produção Textual para estrangeiros I e II; Política Linguística no Brasil; Políticas linguísticas e ensino de línguas no Brasil; Português como língua estrangeira e Geografia da população, presentes nos cursos da área das ciências humanas e linguística. Os cursos de graduação em questão são: História, Geografia e Letras Português/Espanhol, todos no campo da Licenciatura. Na configuração analisada foram utilizados termos que remetem a temática e que são sinônimos de migração, colonização, estrangeiros, internacionais, refúgio; dentre outros. De maneira geral a ideia de se ter um currículo comum dentro da instituição aponta que tais componentes carreguem conhecimentos a serem propostos dentro da migração quando destinados de forma obrigatória no processo formativo dos cursos. São espaços importantes onde o processo ensino e aprendizagem vai oportunizar a discussão do assunto migração e ampliar os olhares para uma globalidade desses movimentos que, de uma forma ou outra, nos chegam diariamente. Entende-se que essa temática não está isolada de assuntos como os direitos humanos e a diversidade, fortalecendo debates e o perfil da universidade como um espaço para todos.
