PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO DE ESTUDANTES IMIGRANTES NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CHAPECÓ
Resumo
No contexto educacional brasileiro, os imigrantes que possuem idade escolar têm direito à matrícula nas escolas públicas. No entanto, esta frequentemente não está preparada para promover a inclusão dos estudantes imigrantes, sendo que estes enfrentam barreiras linguísticas, dificuldades no acolhimento institucional e valorização da diversidade cultural, bem como a presença de violências simbólicas e institucionais contra imigrantes (Pereira, 2021, Severo; Oliveira, 2024; Silva; 2018; Silva, 2019). Esta pesquisa apresenta como objetivo geral compreender os processos de in/exclusão de estudantes imigrantes no ensino médio de uma escola pública estadual de Chapecó. Já os objetivos específicos são: a) Reconhecer como os estudantes imigrantes narram o processo de inserção na escola brasileira; b) Identificar desafios e demandas para o processo de inclusão dos estudantes imigrantes no ambiente escolar, como barreiras linguísticas, culturais e sociais; c) Discutir como as relações no contexto escolar produzem experiências in/exclusão na perspectiva dos estudantes; d) Analisar ações formais e informais de inclusão presentes no ambiente escolar. Para responder aos objetivos propostos será realizada pesquisa qualitativa, junto a uma escola pública estadual de Chapecó. Como instrumentos e técnicas de pesquisa serão realizadas entrevistas semiestruturadas com aproximadamente 10 estudantes imigrantes e dois gestores escolares. Uma aproximação inicial com o campo indica que em maio de 2025 havia 666 estudantes imigrantes internacionais matriculados em 19 das 25 escolas públicas estaduais de Chapecó. Destes, 570 são de nacionalidade venezuelana, 85 de nacionalidade haitiana e 11 de outras nacionalidades. Esses dados confirmam que Chapecó exerce papel de polo regional de recepção de imigrantes internacionais, refletindo o contexto socioeconômico e as dinâmicas migratórias locais, fortemente influenciadas pelo setor industrial e pela oferta de empregos. Também, que iniciativas como o Programa de Acolhimento a Refugiados e Estrangeiros (PARE) tem baixa adesão no município. Busca-se com esta pesquisa, contribuir para a promoção da inclusão escolar de estudantes imigrantes no contexto regional.
Palavras-chave: Ensino médio; Imigração; in/exclusão escolar;
Apoio Financeiro: Bolsa 50% instituição Unochapecó
Referências
