O BRINCAR NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS IMIGRANTES NO ESPAÇO ESCOLAR
Palavras-chave:
Brincar, Inclusão Escolar, Crianças ImigrantesResumo
RESUMO
Atualmente milhões de pessoas se deslocam em busca de segurança e melhores condições de vida, impulsionadas por complexas dinâmicas sociais, econômicas e políticas (Fabiano, 2020; Grajzer, 2024). Essa realidade tem reconfigurado o cenário demográfico de diversas nações, incluindo o Brasil, que se consolida como um país de acolhimento para um número expressivo de imigrantes e refugiados, notadamente aqueles oriundos do Sul Global, como haitianos e venezuelanos (Fabiano, 2020; Grajzer, 2024). É neste cenário que a escola emerge como um lócus fundamental para inclusão desses novos atores sociais. O ambiente escolar, por sua natureza, constitui-se em um espaço de "cruzamento de culturas", onde a diversidade é uma constante (Fabiano, 2020). No entanto, a mera presença não garante a inclusão. Este trabalho tem como objetivo geral compreender como o brincar pode contribuir para a inclusão de crianças imigrantes nas séries iniciais de uma escola rural de tempo integral. E como objetivos específico: 1 - Reconhecer processos de in/exclusão das crianças imigrantes no contexto das séries iniciais; 2 - Identificar as práticas de brincar presentes na escola rural de tempo integral no contexto das séries iniciais; 3 - Analisar a inserção das crianças imigrantes nas brincadeiras; 4 - Discutir as percepções de professores e crianças imigrantes sobre o brincar no contexto escolar. Para responder aos objetivos propostos será realizada pesquisa qualitativa e será realizada em uma escola pública municipal de Palmitos, SC, a qual possui o maior número de crianças imigrantes de toda a rede nos anos iniciais. O público estudado será composto por crianças imigrantes matriculadas no 1º ano do ensino fundamental e os professores que atuam nesta série. Será realizada observação participante registrada em diário de campo de momentos como nas aulas de Educação Física, nos momentos de recreação no parquinho, nas aulas de contação de histórias. Também serão realizadas rodas de conversa com os estudantes da turma e entrevistas semiestruturadas com os professores. A construção do estado do conhecimento da pesquisa com busca nas bases de dados Portal de Periódicos da Capes e Catálogo de teses e dissertações da Capes indica uma lacuna em estudos que articulem a inclusão e o brincar no contexto escolar, contribuição esperada com a realização do presente estudo. Espera-se ainda que a pesquisa ajude a subsidiar discussões na rede de educação local em torno de estratégias pedagógicas intencionais para educadores, fortalecendo o brincar como uma estratégia de inclusão que facilite a empatia e a interculturalidade em contextos escolares marcados pela diversidade cultural.
Palavras-chave: Brincar; Inclusão Escolar; Crianças Imigrantes.
Referências
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