As REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA ATENÇÂO PRIMÁRIA SOBRE O CUIDADO AO IMIGRANTE HAITIANO

  • Tatiana Gaffuri da Silva Universidade fedreal da fronteira Sul - UFFS campus Chapecó
  • Jonathan Vixamar UFFS
Palavras-chave: Imigração. Imigrante. Saúde.

Resumo

Introdução: os movimentos migratórios contemporâneos no Brasil são destacados pela migração de haitianos, venezuelanos, além de outras nacionalidades como senegaleses, bolivianos, colombianos, bengalis, entre outros. Em busca de melhores condições de vida, os haitianos passaram a habitar diferentes regiões do país buscando adaptação à cultura, à língua portuguesa, ao mercado de trabalho e também ao Sistema Único de Saúde. Objetivo: Compreender as Representações Sociais dos profissionais de enfermagem da atençâo primária sobre o cuidado ao imigrante Haitiano. Método: trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado na teoria das RS de Serge Moscovici. A pesquisa foi desenvolvida nas Unidades de saúde de três bairros de uma cidade da região Oeste de Santa Catarina, que abriga um grande quatitativo de imigrantes Haitianos. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de entrevista semi-estruturada com os profissionais que compõe a equipe de enfermagem das respectivas Unidades no mês de outubro de 2022. Os participantes foram selecionados intencionalmente, todos os profissionais da equipe de enfermagem com atuação mínima de seis meses. Participaram 12 profissionais de enfermagem. Foram excluídos profissionais em férias, afastamentos e licenças. Para a análise dos dados foi utilizado programa Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires e realizado a técnica de análise de similitude. Resultados: O corpus foi constituído por 11 textos separados em 224 Segmentos de Texto. No grafo, representação da análise de similitude, a palavra central é “ entender” e a partir dela há conexões com as palavras “falar“, “mulher“, “preventivo“, “saúde“, “tradutor”, ”haitiano”, ”venezuelano” e ”orientar”. O resultado deste estudo põe em evidência a palavra “entender” como central no cuidado ao imigrante Haitiano. Discussão dos resultados:o cognema “entender” apresenta forte relação com falar, orientar, dificuldade e tradutor. A língua como o obstáculo predominante entre os profissionais de saúde e imigrantes é considerada como principal forma de expressão de tudo que se sabe, sente e pensa. Na área da saúde, a comunicação clara, objetiva e amorosa é de suma importância para gerar um atendimento humanizado e efetivo. Percebe-se que as diferenças linguísticas tem dificultado a compreensão do outro, a expressão de suas dores, queixas, incertezas, além da troca de saberes, o entendimento de orientações. A dificuldade com a língua assume a primazia nas relações de cuidado. Considerações Finais: o estudo apresenta a comunicação, como representação social do cuidado ao imigrante nas unidades básicas de saúde. O tradutor e ou familiares dos imigrantes que já compreendem o português na unidade de saúde foram considerados como fundamentais para o processo de cuiado.

 

Palavras-chave: Imigração. Imigrante. Saúde.

 

Apoio Financeiro: Não se aplica

 

 

Referências

 

ARMENDANE, G.C. Por um cuidado respeitoso. Rev. Bioética v.26, n.3. 2018.

COSTA, C.C. E SANFELICE, G.R. Humanização da Saúde e inclusão social no atendimento de pessoas com deficiência física. Trab. educ. saúde. V. 15, n.2. 2017.

FAQUETI A, GRISOTTI M, RISSON AP. Saúde de imigrantes haitianos: revisão de estudos empíricos qualitativos. Interface (Botucatu) v.24, n. e190311. 2020.

GRANADA, D; DETONI, P.Discutir saúde e imigração no contexto atual de intensa mobilidade humana. Interface v.21, n. 61.2017.

LANZA, Líria Maria Bettiol; FAQUINI, Evelyn Secco; RIBEIRO, Paula Basilio Alves. Imigrantes nos territórios: problematizações sobre intervenções profissionais nas políticas de seguridade social. v. 21, n. 2, p. 271-280, maio/ago. 2018.

 

SILVA, Sidney Antonio. Imigração e redes de acolhimento: o caso dos haitianos no Brasil.

Articles • Rev. bras. estud. popul. v.34, n.01. 2017.

 

 

 

 

Biografia do Autor

Tatiana Gaffuri da Silva, Universidade fedreal da fronteira Sul - UFFS campus Chapecó

Mestre em Ciências da Saúde Humana , Docente do curso de Enfermagem UFFS

Publicado
11-09-2023