OS HAITIANOS NO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL

A TRAJETÓRIA DE ACESSO, PERMANÊNCIA E INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) – CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL-PR

  • Eleane Aparecida de Matos Araujo UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)
  • Juliane Sachser Angnes Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Palavras-chave: Ensino superior., Imigrantes haitianos., Políticas públicas.

Resumo

O objetivo específico desta pesquisa acadêmica[1] se propôs a compreender, a partir da perspectiva dos estudantes haitianos, o processo de acesso, permanência e integralização curricular em suas trajetórias acadêmicas propiciado pelo Programa de Acesso à Educação Superior da UFFS para Estudantes Haitianos (PROHAITI), ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul-PR. O PROHAITI foi instituído pela UFFS por meio da Resolução nº 32/CONSUNI/UFFS/2013 (Revogada), objetivando contribuir para integrar os imigrantes haitianos à sociedade local e nacional, por meio do acesso aos cursos de graduação da UFFS, e também, qualificar profissionais que ao retornar possam contribuir com o desenvolvimento do Haiti. (UFFS, 2013). Nesse sentido, a pesquisa realizada propiciou conhecer de que maneira os estudantes haitianos pesquisados percebem a contribuição institucional e social desse Programa no seu processo de estabelecimento no Brasil. Somado a isso, passou-se a investigar sob a ótica de tais alunos, os desafios e possibilidades ofertados pelo PROHAITI desde sua vinculação ao Programa, levando a refletir em suas perspectivas se o mesmo contemplou um processo educacional e social inclusivo. Dessa maneira, o estudo tratou-se de uma pesquisa descritiva. A abordagem elegida centrou-se na pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso como método de pesquisa. Também, como técnica de coleta de dados utilizou-se de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, sendo esta última realizada por meio de entrevistas individuais em profundidade. Já, a técnica de análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, aliada a análise descritiva. Para tanto, os eixos norteadores das entrevistas foram direcionados a mapear, segundo a situação de matrícula dos estudantes haitianos no ano de 2022, o número de acesso, permanência e integralização curricular daqueles com matrícula ativa, bem como, os alunos desistentes, vinculados pelo PROHAITI desde que o Programa foi implementado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul-PR, e, a partir disso, descrever a trajetória de vida desses estudantes e os possíveis obstáculos enfrentados pelos mesmos no processo de migração de seu país de origem. Assim sendo, foram realizadas entrevistas com 6 (seis) alunos haitianos com matrícula ativa no lócus de pesquisa, ingressantes a partir do ano de 2017, quando se deu a implantação do PROHAITI nesse Campus, até 2022, quando do encerramento da vigência de tal Programa na Instituição. Num segundo momento, também se realizou entrevista com 1 (uma) aluna haitiana desistente, a fim de conhecer sua visão quanto as possíveis contribuições do PROHAITI e das políticas públicas viabilizadas pela UFFS para sua permanência no Brasil, durante a trajetória acadêmica da mesma nessa Universidade. Nesse universo, os principais resultados da pesquisa, anuídos pelos entrevistados, apontaram que o PROHAITI, bem como, as políticas públicas disponibilizadas pela UFFS, são consideradas uma oportunidade profícua para os imigrantes. Os entrevistados atribuem a esse Programa a oportunidade de darem seguimento aos estudos, o que, segundo os mesmos, como consequência, gera uma expectativa de mudança em suas vidas, propiciando-lhes um futuro melhor. Também, o público pesquisado avalia que o PROHAITI possibilita a ampliação do conhecimento, que fora disponibilizado aos mesmos por meio da inclusão social destes nesse Projeto, na Universidade e nas ações sociais desenvolvidas pela Instituição. Portanto, verificou-se que a UFFS, por meio do PROHAITI, e também, de suas práticas cotidianas e ações de políticas públicas, oportuniza o acesso, permanência e integralização curricular de haitianos em seus cursos de graduação, bem como, contribui socialmente no estabelecimento desse público no Brasil, ao passo que promove a inclusão social dos mesmos à sociedade brasileira.

 

[1] Esta pesquisa constitui uma síntese de dissertação, defendida em 26 de junho de 2023, no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) - Mestrado Profissional em Administração, Linha de pesquisa Estratégia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

 

Publicado
13-09-2023