O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES VENEZUELANOS EM PINHALZINHO – SC

  • Lidiane Tania Ronsoni Maier Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ivone Salete Orso
Palavras-chave: Direito a educação. Acolhimento. Imigração.

Resumo

O contexto da imigração tem gerado inúmeras discussões e encaminhamentos na região oeste catarinense na última década, nesse sentido, o objetivo desse ensaio é descrever uma das ações realizadas no contexto do município de Pinhalzinho – SC entre 2022 e 2023, destacando pontos positivos e negativos de tal ação. O Espaço Cultural Lidia Ronsoni LTDA, possui como atividade econômica principal o Ensino de idiomas e desde 2019, tendo em vista sua missão, tem se envolvido com ações de desenvolvimento e acolhimento de Imigrantes, ofertando turmas de ensino de Língua Portuguesa para esse público. Vale destacar parcerias com a Pastoral do Imigrante, com o Grupo GAIROSC - Grupo de apoio aos imigrantes de Santa Catarina e, com prefeituras de municípios próximos para o desenvolvimento dessas atividades. No mês de Maio de 2022 iniciaram-se as tratativas de matrícula dos imigrantes Venezuelanos para as aulas de Língua Portuguesa no município de Pinhalzinho – SC. Foram ofertadas 4 turmas de 25 alunos por turma, sendo: uma turma nas Segundas-feiras das 18h30 às 20h; uma turma nas Segundas-feiras das 20h às 21h30; outra turma nas Quartas-feiras das 19h às 20h30; e, uma turma aos Sábados das 8h às 9h30, totalizando, 100 vagas. As aulas iniciaram no dia 01/06/2022 nas dependências da Secretaria de Assistência Social do município de Pinhalzinho. Cada estudante ganhou um kit de materiais no primeiro dia de aula contendo: Pasta em material acrílico, apostila impressa colorida, lápis, borracha e caneta. Com o desenvolvimento das aulas e, principalmente tendo como motivação o horário de trabalho alguns alunos desistiram e outros foram chamados para complementar as vagas. A avaliação que se faz destas aulas é que são indispensáveis para os imigrantes que aqui chegam, muitas vezes sem saber uma única palavra da Língua Portuguesa (MAIER; BORDIGNON, 2021). Após 10 meses de curso, há uma melhora visível na comunicação e na escrita de tais participantes, além da pronuncia do português, melhorando a comunicação em seus trabalhos e também na convivência social com os brasileiros. Ressaltamos a importância de tal oferta como essencial para a sociedade Pinhalense, além de indispensável para o mercado de trabalho, por gerar entendimento maior na comunicação entre imigrantes e brasileiros, nas demandas relativas às atividades desenvolvidas (BORDIGNON, 2016). Neste investimento, todos os Pinhalenses ganham e a contribuição vai além das melhorias palpáveis, se estendendo à melhoria de vida e das condições humanitárias de tal povo. Destacamos também, o grande número de venezuelanos na lista de espera, para além das 100 vagas ofertadas. Alguns dos desafios apontados, foi a comunicação durante as aulas, a cultura diferenciada dos alunos, com relação à frequência e, a dificuldade de continuidade do processo de ensino, uma vez que a contratação das empresas é feita via licitação pública.

Publicado
14-09-2023