UNINDO CULTURAS E FORTALECENDO LAÇOS
CÍRCULOS RESTAURATIVOS PARA ESTUDANTES IMIGRANTES - CONSTRUÇÃO DE PAZ E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Resumo
A crescente migração global tem resultado no aumento significativo do número de estudantes imigrantes nas escolas brasileiras. Explorar as principais origens dos imigrantes e as motivações para sua vinda ao país pode ajudar a compreender as diversidades culturais e linguísticas com as quais o sistema educacional brasileiro se depara. Esses estudantes se deparam com desafios complexos relacionados à assimilação cultural, integração social e resolução de conflitos no ambiente escolar. A partir destes delineamentos, o problema de pesquisa busca analisar como os círculos restaurativos podem contribuir para a integração social e emocional dos estudantes nas escolas. Os estudantes imigrantes acabam sendo inseridos em novos contextos culturais e sociais o que acaba gerando dificuldades para se adaptarem e que muitas vezes resultam em conflitos interculturais, pois há que se observar que o choque cultural também pode gerar conflitos com colegas e membros da comunidade, afetando a construção de relações interpessoais saudáveis. A implementação dos Círculos Restaurativos de Construção de Paz surge como uma alternativa promissora para abordar os problemas enfrentados por crianças e adolescentes imigrantes, enfocando o diálogo aberto, o respeito mútuo e a empatia, além de proporcionar um espaço seguro para expressar preocupações e compartilhar experiências. Com o propósito de atingir os objetivos do estudo, será conduzida uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório nas escolas estaduais de Chapecó/SC. Destaca-se que na cidade há 31 escolas estaduais, pretendendo-se trabalhar em pelo menos 10 delas, localizadas nos bairros com maior presença de imigrantes. A coleta de dados se dará por meio de entrevistas individuais e grupos focais, englobando crianças e adolescentes imigrantes que, voluntariamente, tomarão parte nos Círculos Restaurativos. A pesquisa será realizada após a aprovação do Comitê de ética da UNOCHAPECÓ com o intuito de obter uma perspectiva abrangente do impacto dessa prática. Os dados obtidos serão submetidos a uma análise de conteúdo, visando identificar temas recorrentes e compartilhados pelos participantes. Em razão da crescente presença de crianças adolescentes e imigrantes em sociedades diversas, se torna urgente a busca por abordagens que promovam a inclusão social e a resolução de conflitos. Espera-se que este estudo contribua significativamente para a compreensão do papel dos Círculos Restaurativos de Construção de Paz na integração de crianças e adolescentes imigrantes em contextos sociais e culturais distintos, especificamente nas escolas da cidade de Chapecó/SC. Ao oferecer um espaço propício para o diálogo e a compreensão mútua, acredita-se que essa abordagem possa reduzir conflitos interculturais e fomentar o desenvolvimento de relacionamentos. Os resultados desta pesquisa que está na fase inicial, poderão fornecer subsídios relevantes para educadores e profissionais que trabalham com comunidades escolares diversificadas, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias mais inclusivas e sensíveis às necessidades dos estudantes imigrantes, bem como para a construção de ambientes escolares mais acolhedores, onde a diversidade seja valorizada e os jovens imigrantes se sintam integrados, respeitados e apoiados em sua jornada educacional e social.