O IMIGRANTE ESTUDANTE NO NOVO ENSINO MÉDIO: CIDADANIA E MATEMÁTICA
Resumo
Entender os processos de ensino aprendizagem da matemática e as mudanças que vem ocorrendo, nos instigou a estudar a proposta de implementação do novo ensino médio (NEM). A proposta do novo ensino entrou em vigor no início do ano de 2022, quando da implantação obrigatória para todas as escolas públicas do Brasil, conforme a Lei nº 13.415/2017. Formar alunos que sejam atuantes na sociedade, instigar os estudantes para exercer seus direitos de cidadania. Mas o que é se entende por cidadania? Piovezana (2012) traz cidadania como um estado de espírito e uma postura permanente que leva as pessoas a agirem, individualmente ou em grupo, com objetivos de defesa de direitos e de cumprimento de deveres
civis, sociais e profissionais. A Proposta Curricular de Santa Catarina (2014) traz um debate sobre diversidade, com vistas ao reconhecimento de que todos somos diferentes. Para Piovezana (2019) a presença do imigrante tem provocado na população novos olhares, novas reflexões e, igualmente, novos comportamentos e atitudes. Ou seja, para além de um recolorir de etnias, crenças, costumes, valores, estilos, emergiram outras demandas. No Universo da educação por exemplo, a exigência de conhecer e aprender outra língua para estabelecer o diálogo, a comunicação, o entendimento e, consequentemente, o acesso e a obtenção aos direitos básicos. Durante o decorrer da pesquisa para dissertação do Mestrado em Educação, nos deparamos com estudantes imigrantes, frequentado o novo ensino médio e que apontaram dificuldades na interpretação e entendimento de atividades propostas nos componentes relativos à matemática. Considerando relato de professores, imigrantes haitianos têm se destacado na compreensão e desenvolvimento de atividades de matemática, o que nos instiga a pesquisar, pensar, planejar e buscar alternativas para melhor atender aos estudantes imigrantes e melhorar nossos processos de ensino aprendizagem. Diante dessas perspectivas, entendemos que a escola e a sociedade, de modo geral, não estão preparadas para atender essa nova demanda, que são as dos imigrantes que chegaram e estão chegando no Brasil. Os estudantes apresentam dificuldades em se adaptarem às escolhas do novo ensino médio e nossa problematização está na questão: como potencializar o conhecimento da matemática originário de suas culturas e nos seus métodos de ensino? Muitas escolas já têm apresentado trabalhos e atendimento diferenciados para com o imigrante, mesmo que tímidos, ainda há muito a fazer, repensar, reestruturar. As políticas educacionais ainda não apresentam em seus documentos um estudo sobre o imigrante. Precisamos formar, estudar e buscar alternativas para melhorar a adaptação, aprendizagem e o olhar dos alunos das nossas escolas para com os novos que estão chegando. O novo ensino médio em sua grade não apresenta documentos onde se fala em imigrante.