EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS BRASILEIRO PARA IMIGRANTES

  • Cláudia Andrea Rost Snichelotto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fabrício Romani Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Ensino, Português Brasileiro., Imigrantes.

Resumo

Nesta comunicação, apresentamos uma pesquisa em desenvolvimento que se dedica à análise da experiência de professores bolsistas e voluntários em cursos de extensão de Português Brasileiro para imigrantes e refugiados residentes no Oeste de Santa Catarina. A fim de produzir um estudo que oriente o trabalho teórico e prático do docente no campo do ensino de línguas estrangeiras, pretende-se realizar entrevistas, a partir de um questionário estruturado, com docentes que atuaram no ensino de português brasileiro para imigrantes na busca de revelar os principais desafios encontrados no planejamento e na execução das aulas. A pesquisa procura investigar (i) as dificuldades encontradas pelos docentes no planejamento das aulas e  na elaboração dos materiais didáticos voltados à temática dos cursos de Português Língua Estrangeira (PLE)/Português Língua Adicional (PLA); (ii) a importância da formação do professor de português para imigrantes e refugiados no atual contexto da sociedade brasileira e internacional. Espera-se com este estudo possibilitar a prática reflexiva dos (futuros) docentes de línguas estrangeiras.

Biografia do Autor

Fabrício Romani, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduando do curso de Letras - Português e Espanhol e bolsista do Centro de Línguas da UFFS, campus Chapecó.

Publicado
11-10-2022