MIGRAÇÃO E TRABALHO

  • Rosangela Maria Hüning Prefeitura Municipal de Chapeco
Palavras-chave: Gênero; Migração; Trabalho

Resumo

 

Palavras-chave: Gênero 1. Migração 2. Trabalho

 

Diante da migração contemporânea dos povos, motivados por fatores econômicos, sociais políticos, climáticos entre tantos, constata-se que a intensidade do movimento está relacionada aos ditames estatais e capitalistas que caracterizam o mundo do trabalho. De modo que as migrações internacionais, irrompem as fronteiras dos países, as bases sócio-políticas em vigor, mesmo com restrições em busca de trabalho e por melhores condições de vida. Neste contexto, tratar sobre a migração, evidentemente, não é tema fácil, exige a compreensão do contexto que o envolve os sujeitos, atentando para as relações de gênero e divisão sexual do trabalho. As características do trabalho e a vinculação são concepções construídas socialmente e reproduzidas por gerações, essa separação demarca os espaços da vida pública e privada de homens e mulheres.



 

Este estudo tem por objetivo compreender as possibilidades de trabalho que estão sendo destinadas as mulheres imigrantes contemporâneas, tomando-se por referência o município de Chapecó, Santa Catarina. As análises estão aportadas nos conceitos teóricos de Hobsbawn(2015); Thompson(1998) e Marx(2010). Como metodologia adotou-se análises bibliográficas, bem como, apoia-se em dados obtidos em entrevistas realizadas no ano de 2021 e 2022, para pesquisa de mestrado, em andamento, junto ao Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul - PPGH-UFFS, com mulheres imigrantes haitianas e venezuelanas, trabalhadoras em agroindústrias de Chapecó. Como resultado busca-se oportunizar, através de publicações escritas a expressão das mulheres imigrantes sobre as oportunidades que estão disponibilizadas atualmente. Da mesma forma, viabilizar à população a produção de material que apresente, a partir de dados reais, as condições da mobilidade para superação das opiniões baseadas no censo comum, com isso, otimizar a prevenção de atitudes xenofóbicas, bem como, a publicização da pesquisa.

Referências

HOBSBAWN, Eric. Mundos do Trabalho: novos estudos sobre a História Operária. Tradução de Waldea Barcellos e Sandra Bedran. 6ª ed. Paz e Terra. São Paulo, 2015.

MARX, Karl. Trabalho Assalariado e capital & salário, preço e lucro. 2ª ed. São Paulo. Expressão Popular, 2010.

THOMPSON, E.P. Costumes em Comum. São Paulo: Companhia das Letra. 1998.

 

Publicado
11-10-2022