A PRESENÇA HAITIANA NA UFFS

COM A PALAVRA OS PROTAGONISTAS

  • Lucélia Peron
  • Rosenei Cella Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: UFFS. Educação. Imigrantes haitianos.

Resumo

Este texto analisa o ingresso e a permanência de imigrantes haitianos na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), amparados por uma ação institucional específica denominada Programa de Acesso à Educação Superior da UFFS para estudantes haitianos – Prohaiti, instituído pela Resolução nº 32/2013 – CONSUNI. De acordo com a referida normativa, a promoção de um ingresso diferenciado para este público na universidade tem como objetivo primeiro contribuir para integrar os imigrantes haitianos à sociedade local e nacional por meio do acesso aos cursos de graduação, e, em segundo, qualificar profissionais para que, ao retornarem, possam contribuir com o desenvolvimento do Haiti. O referido Programa foi implantado em 2014, por meio de processo seletivo especial, com a oferta de vagas suplementares em cursos de graduação. No primeiro ano, embora fossem ofertadas vagas em todos os campi, apenas houve candidatos inscritos, aprovados e matriculados nos cursos do Campus Chapecó. Daquele período até 2017, as vagas foram ofertadas exclusivamente no Campus Chapecó em função da maior presença de haitianos na região Oeste de Santa Catarina. A partir de 2018, os campi Erechim, Laranjeiras do Sul, Realeza e Cerro Largo voltaram a disponibilizar vagas, atendendo à procura de estudantes haitianos em sua região de abrangência. O campus Chapecó sempre se destacou em relação à oferta e procura por vagas e, consequentemente, Chapecó é o município com campus da UFFS com maior número de matrículas. Como resultado do histórico do referido programa, dados institucionais de julho de 2022 atestam que 11 alunos que ingressaram pelo Prohaiti graduaram-se até o momento, nos seguintes cursos de graduação: Administração (3); Agronomia (3); Ciências Sociais (1); Geografia (1); Matemática. Além disso, há mais de 160 estudantes com matrículas ativas, em cinco campi. Com a intenção de conhecer as percepções dos estudantes a respeito da inserção na universidade e das ações de permanência, bem como identificar sugestões que eles propõem para a UFFS, foi aplicado um questionário a esses estudantes. A partir das respostas obtidas até o momento, observa-se que os estudantes haitianos demonstram uma satisfação muito grande em estarem na universidade, porém enfrentam muitos desafios provenientes tanto de questões culturais quanto de limitações decorrentes da sua condição econômica e social. Dentre as principais dificuldades enfrentadas por eles estão: financeira; o domínio da língua portuguesa; conciliar trabalho, família e estudo; o preconceito; adaptação e integração; fazer trabalhos em grupo; apresentar trabalhos. Dentre as ações desenvolvidas pela universidade que contribuíram para a permanência, eles citam: os auxílios financeiros; a maneira como os professores ensinam e conduzem as aulas; a empresa junior e oportunidades para realização de estágio. Também indicam sugestões a serem adotadas pela universidade: fazer formação com os professores sobre os imigrantes, para que eles compreendam a dificuldades em relação à língua portuguesa; ampliar o valor dos auxílios financeiros; ofertar mais vagas para imigrantes; promover atividades de sensibilização para a integração mais adequada dos imigrantes; ouvir regularmente o que os estudantes imigrantes tem a dizer. A comunidade haitiana tem apostado na educação superior para garantir um futuro melhor. O Prohaiti representa um esforço institucional da UFFS para fortalecer esse grupo social e firmar-se como entidade que possui um papel diferenciado nas regiões em que está inserida, propiciando oportunidades de acesso e permanência no ensino superior.

Publicado
08-09-2022