O EXAME NACIONAL DO ENSINO MEDIO E VESTIBULARES EM GERAL AO ALCANCE DOS ADOLESCENTES IMIGRANTES

  • Julia D'Avila Santa Catarina Unochapeco
  • Edwin Leonardo Franco Campos Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Imigrantes. ENEM. Educação.

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo efetuar uma análise quanto a possibilidade de adolescentes imigrantes entrarem nas faculdades por meio da realização do Exame Nacional do Ensino Médio e de outros vestibulares. Nessa perspectiva a pesquisas se propõe a identificar as dificuldades e os impedimentos encontrados pelos adolescentes imigrantes no que diz respeito a realização do ENEM e de demais vestibulares, analisando as disciplinas que mais encontram dificuldades e também o bloqueio que gera no acesso a esses adolescente a necessidade de realização de redação. Visa também, identificar a existência de cursos preparatórios gratuitos no Brasil que atenda ao publico imigrante e que atuam como facilitadores para a entrada desse publico nas universidades brasileiras, gerando mais possibilidades de futuro para esses adolescentes que desejam ter um curso superior e melhorar sua qualidade de vida e muitas vezes a de suas famílias. A partir desses delineamentos o problema de pesquisa visa compreender as dificuldades enfrentadas por esses adolescente e ao mesmo tempo oferecer uma possibilidade de resolução para essa questão, utilizando informações da Organização Internacional para Migrações, bem como autores como Cavalcanti, Oliveira, Assumpção e Coelho. Nota-se que frequentemente esses adolescentes passaram por situações traumáticas e violências, não conhecem a língua, não conhecem o método de ensino no Brasil, os meios para entrar em uma universidade e não possuem condições para compreender questões de historia e geografia do Brasil, o que sempre é assunto nas questões de vestibulares e no ENEM, sem mencionar as dificuldades que encontram para a realização de uma redação em uma língua que acabaram de conhecer. Por si só, cada um desses empecilhos é motivo de desistência ao ingresso no ensino superior. Observando os fins que almeja alcançar a presente pesquisa adota a abordagem qualitativa, o método dedutivo e como procedimento o método bibliográfico e documental. Com o trilhar da pesquisa notou-se que umas das formas de solução para o problema da evasão escolar/universitária de adolescente imigrantes é a criação de cursos pré-vestibulares que sejam voltados para o publico imigrante. Tem-se como exemplo o Projeto Bitita Emancipa (2020), o qual é um cursinho popular gratuito voltado para todos os que desejam entrar no ensino superior, mas com atividades voltadas principalmente para imigrantes. Nesse cursinho são trabalhadas quatro grandes áreas, nos moldes do ENEM, sendo elas: linguagens e códigos, ciências humanas, ciências da natureza e ciências exatas. Desse modo percebe-se que alguns movimentos já estão sendo feitos no sentido de acolher cada vez mais a população imigrante e a criação de um curso preparatório para vestibular seria importante para Chapecó, tendo em vista o numero expressivo de adolescente imigrantes que aqui residem. Pode-se usar como exemplo uma menina de 18 anos que participou de uma atividade realizada pela ONG Visão Mundial em Chapecó, a qual disse ter vontade de fazer faculdade ou algum curso técnico, mas não se encontra capaz de realizar por conta de sua dificuldade com o português. Nota-se portanto a importância desse acolhimento para o futuro desses adolescentes e também para o futuro das cidades as quais pertentem, uma vez que mais tarde eles farão parte do mercado de trabalho.

Publicado
11-10-2022