MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: AS FRAÇÕES EM UMA RECEITA DE BOLO

  • Valquiria Ottonelli Hanauer UFFS
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: Significados do número racional. Ensino de Matemática. Reflexão.

Resumo

O presente trabalho apresenta um Relato de Experiência de uma prática de Modelagem nas Ciências e Matemática desenvolvida uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, a qual partiu do contexto de uma receita de bolo de chocolate e perpassou pelas etapas do processo de modelagem. O objetivo da prática consistiu em favorecer aos alunos a compreensão do significado de fração e sua representação. A reflexão sobre a prática desenvolvida, assinala para o interesse e participação dos alunos e para a mobilização de dois significados do número racional: fração e operador. Além disso, os alunos resolveram problemas envolvendo o raciocínio proporcional utilizando estratégias próprias de resolução e mobilizaram o conceito de densidade.

Publicado
06-02-2024