O Simpósio da Pós-Graduação do Sul do Brasil (SIMPÓS-SUL), evento da UFFS promovido pela pela Diretoria de Pós-Graduação – DPG/PROPEPG, em conjunto com as coordenações adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação (CAPPGs) dos campi. O evento é concomitante com a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC) promovida pela Diretoria de Pesquisa  - DPE/PROPEPG. Os eventos reúnem os resultados de projetos de pesquisa de estudantes bolsistas (UFFS/CNPq/FAPERGS/Fundação Araucária) vinculados ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT) da UFFS, de estudantes bolsistas de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de Pós-Graduação na UFFS, além de possibilitar a troca de experiências e atualização de informações entre estudantes e professores-orientadores.

A primeira edição do Simpósio aconteceu entre os dias 23 e 26 de novembro de 2021 e, em função do período que enfrentamos com a Pandemia da COVID-19 foi um evento oferecido na modalidade On-line. O tema da primeira edição do Simpósio foi a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. O evento contou com uma Conferência de Abertura, uma mesa-redonda, uma oficina temática, uma palestra de encerramento e, uma Plenária de encerramento. Além disso, contou com apresentação de trabalhos nas seguintes modalidades: apresentação oral e relato de experiências, além de ter um espaço reservado para o lançamento de livros relacionados à pós-graduação. O evento teve como objetivo apresentar, divulgar e avaliar os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos na UFFS, além de possibilitar a troca de experiências e atualização de informações entre estudantes e professores-orientadores.

Com periodicidade anual, a segunda edição do Simpósio da Pós-Graduação do Sul do Brasil - II SIMPÓS-SUL aconteceu entre os dias 18 e 21 de outubro de 2022 também na modalidade on-line. O tema da segunda edição foi: Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. O evento contou com a submissão de trabalhos nas seguintes modalidades: Trabalho completo, Resumo expandido e Relato de experiências. Os  três trabalhos com notas maiores em cada um dos eixos temáticos foram convidados para a apresentação oral no evento.

A terceira edição do SIMPÓS-SUL contará com o tema Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável, tema da 20ª Semana de Ciência e Tecnologia do MCTI.  O evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro de 2023. Nesse ano, o evento contará com a submissão de trabalhos nas seguintes modalidades: Trabalho completo, Resumo expandido e Relato de experiências, conforme templates abaixo. Os  três trabalhos com notas maiores em cada um dos eixos temáticos serão convidados para a apresentação oral no evento.

Em anexo, segue informações da programação.

Etapa

Submissão de artigos

PRORROGADO

03.07.2023 a

28.08.2023 04.09.2023

Tabulação e Avaliação de artigos

Até 25.09.2023

Resultado das avaliações

A partir de 25.09.2023

Correções e envio da versão definitiva

Até 01 de outubro de 2023

Lista de Aprovados para apresentação

A partir de 02.10.2023

Organização e divulgação das salas

A partir de 15 de outubro de 2022

De 17 a 19.10.2023

Anais e Certificação

A partir de dezembro de 2023

Para a submissão de trabalhos, os autores precisarão utilizar os seguintes templates:

Clique aqui para acessar o template para Resumo Expandido

Clique aqui para acessar o template para Trabalho Completo

Clique aqui para acessar o template para Relatos de Experiência

A seguir, estão disponibilizados links de Trabalhos aprovados para apresentação, Ensalamento  e Modelo de arquivo de apresentação.

Trabalhos Aprovados Para Apresentação

Template para apresentação