A INTERVENÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) está enquadrado nos transtornos do neurodesenvolvimento e como principais características as pessoas que estão no espectro apresentam déficits significativos na comunicação, interação social, além de apresentarem comportamentos estereotipados ou ritualísticos, rigidez cognitiva e comportamental. A Intervenção Assistida por Animais (IAA) é um tipo de intervenção que utiliza animais para agregar aos objetivos propostos com as pessoas que por algum motivo possam ser beneficiadas com esse tipo de contato. A abordagem neste artigo refere-se à Educação Assistida por Animais (EAA), uma modalidade da IAA, cujo objetivo é utilizar o cão como recurso de mediação da aprendizagem com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Portanto, neste trabalho propõe-se a discutir os aspectos teóricos das IAA, bem como no aspecto educacional e seus benefícios para o público autista, tanto referente às aprendizagens de cunho pedagógico quanto social e também de bem-estar. Para isso, debrucei-me em estudos científicos de Dotti (2005), Petenucci (2016), Munhõz e Roma (2016), Dimolareva (2021), Nieforth (2020), dentre outros. Nesse contexto, a metodologia utilizada é de caráter qualitativa com enfoque na pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos deste estudo são promissores quanto ao benefício das intervenções com cães com crianças e adolescentes autistas. As pesquisas ainda são incipientes, o que nos mostra a necessidade em se investir em pesquisas robustas no campo principalmente da EAA. Importante ressaltar também que não são todas as pessoas com TEA que são beneficiadas com a intervenção com o cão. Algumas necessitam desenvolver um maior repertório em relação aos aspectos comportamentais e sociais, outras não gostam do animal, por não ser aprazível, algumas apresentam questões sensoriais importantes. Entretanto, pode-se concluir na importância do investimento em pesquisa científica no campo das IAA’s no sentido de poder levar informação relevante e de qualidade para pessoas que possam ser beneficiadas dessa prática que em muitas situações pode ser transformadora.