PLANOS DE GESTÃO ESCOLAR EM SANTA CATARINA:
O QUE ELES DIZEM SOBRE A INOVAÇÃO EDUCACIONAL?
Resumo
Esta pesquisa problematiza “Em que medida os planos de gestão escolar de Santa Catarina são tidos como inovação educacional?” de maneira que o conceito de inovação terá embasamento teórico pela perspectiva de Wanderley e Saviani (1989). Tem como objetivo geral: Analisar, que medida os planos de gestão escolar de Santa Catarina são tidos como inovação educacional. No estudo serão utilizados para compor o quadro teórico Wanderley e Saviani (1989, Dourado, Oliveira e Santos (2007), Petry e Sudbrack (2015), Paro (2008), Gadotti (2010), Bakhtin (2018), dentre outros. A pesquisa pode ser classificado como qualitativa. Quanto ao método de abordagem será utilizado a dialética e quanto ao método de procedimento a técnica de análise de conteúdo, Bardin (2016), Moraes (1999), PETRY; BARLETA; SCHERMA (2020). O estudo terá como materialidade empírica o conjunto de planos de gestão escolares selecionados intencionalmente, os quais serão examinados à luz da técnica de análise de conteúdo. Esta pesquisa ainda está na sua fase inicial de maneira que seus resultados poderão ser considerados posteriormente.