DIÁLOGOS ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO
Resumo
O olhar sensível sobre a educação básica brasileira e os diferentes aspectos que a constituem, emerge em grande parte no espaço acadêmico, estimulado pelos projetos de iniciação científica desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento. No caso específico deste ensaio, a temática apresentada, esteve presente continuamente nas propostas de leitura, nas produções textuais e nos seminários desenvolvidos junto ao componente curricular de Didática e Metodologias de Ensino, no Programa de Mestrado Profissional de Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim. Neste sentido os diálogos promovidos, estimularam a reflexão acerca da educação brasileira e motivaram a ampliação de pesquisas junto a este campo de estudo. No entanto, dada a multidimensionalidade que abarca este campo de discussão, o debate neste espaço, limita-se à compreensão dos diferentes aspectos que inferem sobre a prática pedagógica e deste modo influenciam suas ações.